Lê Notícias - Política - Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 é aprovada na Alesc
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 é aprovada na Alesc

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/08/2022 21:50 - Atualizado em 02/08/2022 22:19
Rodolfo Espínola/Agência AL Deputados votam alterações no projeto da LDO Deputados votam alterações no projeto da LDO

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão desta terça-feira (02), o Projeto de Lei (PL) 81/2022, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o ano que vem. A matéria segue para sanção do governador.

Em relação ao texto aprovado na Comissão de Finanças e Tributação, com base em parecer do deputado Bruno Souza (Novo), o projeto da LDO sofreu três alterações na votação em plenário. Uma delas foi a aprovação de emenda modificativa do deputado Marcos Vieira (PSDB), que restringe o teto de gastos com despesas primárias apenas ao Poder Executivo. No relatório de Bruno Souza, o limite de despesas também atingia os outros poderes.

Bruno criticou a aprovação da emenda. “O teto de gastos não é para um poder, é para todos os poderes. Se não houver esse limite, os outros poderes vão canibalizar os recursos do Executivo, que poderiam ir para áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança”, argumentou o deputado.

Marcos Vieira afirmou que a emenda respeita a autonomia dos poderes e segue recomendação dos demais poderes e órgãos. “O governo tem que se acostumar que não pode interferir nos poderes”, disse. Valdir Cobalchini (MDB) e José Milton Scheffer (PP) defenderam a aprovação da emenda, sob o argumento que os poderes já devolvem, ao final de cada ano, suas economias para o Executivo.

PLANO 1000

A segunda alteração foi a retirada do texto da LDO da emenda aditiva de Bruno Souza que obrigava o Poder Executivo a incluir no orçamento do Estado os recursos que serão destinados para a elaboração das ações do Plano 1000. O parlamentar criticou a retirada da emenda.

“O governo não quer se comprometer com os prefeitos, quer enganar os prefeitos. Santa Catarina tem mais de R$ 30 bi em obras paradas. Tem que reservar dinheiro para isso. Se é de verdade, tem que colocar na lei orçamentária, tem que reservar os recursos”, disse.

Paulinha (Podemos) e Marcos Vieira criticaram a iniciativa de Bruno Souza. Para o parlamentar, a emenda “engessaria” o Plano 1000. Paulinha a classificou como eleitoreira.

Sargento Lima defendeu a manutenção da emenda no texto da LDO “Podemos condenar o estado a virar um canteiro de obras abandonadas, porque não há garantias para os prefeitos.”

TRANSPARÊNCIA

Por fim, o Plenário aprovou uma terceira alteração: a inclusão de emenda aditiva de autoria do deputado Milton Hobus (PSD) que busca facilitar a compreensão da peça orçamentária. Para isso, o parlamentar pediu ao Poder Executivo a inclusão de gráficos demonstrativos da evolução da receita e da despesa no texto encaminhado à Assembleia. “O objetivo é facilitar o trabalho do parlamentar e da sociedade. É uma questão meramente de transparência”, explicou.

A LDO define as regras sobre quais despesas o governo deve priorizar no ano seguinte, e prevê desde gastos necessários, como saúde, educação e segurança pública, até o repasse para os outros órgãos e poderes, como o Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Udesc. Para o ano que vem, o governo estima receitas e despesas em R$ 43,4 bilhões.

OUTROS PROJETOS

Além da proposta da LDO, o Plenário aprovou três PLs referentes a inclusão de datas comemorativas. As matérias seguem para sanção do governador.

O PL 77/2022, de Altair Silva (PP), institui maio como o mês destinado para as ações de promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, com ênfase na conscientização sobre as doenças de notificação compulsória (DNC). Já o PL 89/2022, de Ada de Luca (MDB), estabelece como 19 de outubro o Dia Estadual das Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer. O terceiro PL aprovado é o de número 154/2022, de João Amin (PP), que institui 16 de janeiro como o Dia Estadual do Queijo Artesanal.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro