Close Menu

Busque por Palavra Chave

Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno em São José

Divulgação São José promove palestras, oficinas e outras atividades para marcar mês instituído pela Organização Mundial da Saúde São José promove palestras, oficinas e outras atividades para marcar mês instituído pela Organização Mundial da Saúde

Agosto é o mês do incentivo ao aleitamento materno, conforme institui a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em São José, o mês contará com ações de apoio à amamentação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Serão palestras, oficinas e outras atividades que estão previstas também nas escolas do município. Além disso, a Prefeitura durante agosto, terá a iluminação da fachada em dourado. A campanha destina-se a governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades.

Atenta ao tema e a demanda na região, São José realiza na próxima quarta-feira (10), um minicurso de Shantala. A capacitação é destinada para os profissionais da Estratégia da Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e ocorrerá na Faculdade Anhanguera. Além disso, uma parceria com o Banco de Leite do Hospital Regional resultou em uma palestra aos profissionais hospitalares e da Secretaria de Saúde, prevista para esta semana. O objetivo é fortalecer a equipe de saúde para identificar as redes de apoio às mães que amamentam.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno terá como tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. A temática tem relação com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, fixada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A gerente de saúde da criança, Carla Regina Galego, destaca a atuação da campanha na construção de uma cadeia de apoio para a amamentação. “O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, bem como do local de trabalho e de toda a comunidade para amamentar de forma otimizada”, afirma.

“É fundamental proteger e apoiar a amamentação como prioridade e responsabilidade de saúde pública, proporcionando um impacto na melhoria da saúde da população materno infantil. Outro ponto é construir um apoio em cadeia de calor para a amamentação, aumentando a capacidade dos protagonistas que trabalham na área, melhorando em questões relacionadas a nutrição e saúde das mulheres, tanto no longo quanto no curto prazo”, completa Carla Galego.

BARREIRAS

Ainda que seja um ato natural, o aleitamento materno enfrenta barreiras relacionadas ao preconceito e o não entendimento sobre a necessidade de uma mãe amamentar em qualquer momento e lugar. É neste cenário que o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) também atua, estimulando e combatendo as dificuldades encaradas pelas mulheres no processo, rompendo mitos, crenças e medos sobre o ato.

O MÊS DOURADO

Apesar de ser uma atividade da Semana Mundial, o tema da amamentação, no Brasil, toma todo o mês de agosto, sendo conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O alimento é o melhor para o bebê, pois é de fácil digestão e promove o crescimento e o desenvolvimento da criança e é o único alimento até nos seis primeiros meses de vida do recém nascido. Dentre os riscos da não alimentação correta estão a diarreia, alergia e outras doenças.

A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a família. O aleitamento materno é fundamental para a implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente em um mundo pós-pandemia, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades entre e dentro dos países.

CENTRO DE INCENTIVO

O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno fica localizado na Policlínica de Forquilhinha, em que também está o Centro de Referência à Saúde da Mulher e da Criança. O horário de atendimento é das 7h às 19h.

Saiba quando a criança está mamando de forma adequada:

Boa posição

  • O pescoço do bebê está ereto ou um pouco curvado para trás, sem estar distendido
  • A boca está bem aberta
  • O corpo da criança está voltado para o corpo da mãe
  • A barriga do bebê está encostada na barriga da mãe
  • Todo corpo do bebê recebe sustentação
  • O bebê e a mãe devem estar confortáveis

Boa pega

  • O queixo toca a mama
  • O lábio inferior está virado para fora
  • Há mais aréola visível acima da boca do que abaixo
  • A mãe não sente dor no mamilo ao amamentar

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro