Close Menu

Busque por Palavra Chave

Acic se aproxima da Itália buscando oportunidades de negócios

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/08/2022 21:44 - Atualizado em 04/08/2022 21:45
Divulgação Presidente da Acic, Lenoir Broch, e diretor executivo da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, Fernando Morales Cascaes Presidente da Acic, Lenoir Broch, e diretor executivo da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, Fernando Morales Cascaes

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) recebeu, nesta semana, representantes da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, órgão oficial e reconhecido pelo Governo Italiano. O objetivo da reunião foi aproximar as duas instituições para potencializar o comércio bilateral entre o Brasil e a Itália. Participaram o presidente da Acic, Lenoir Broch, o diretor executivo da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, Fernando Morales Cascaes, representantes da Conexão Torus, Mariane Baldissera e Simone Souza, nucleados e associados da Acic.

O presidente da Acic ressaltou que a entidade está aberta e aposta nas oportunidades de internacionalização. “Chapecó e a região já têm parcerias com a Itália há anos, desenvolvendo e buscando novos negócios. O perfil empreendedor italiano é importante para o Oeste e nos aproximar da Câmara Italiana é mais uma maneira de incentivar e prosperar na internacionalização”, realçou.

A intenção também é desenvolver ações com o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Acic, que esteve representado na reunião pelo tesoureiro, Roque Edson Schoninger.

De acordo com Cascaes, a Câmara Italiana quer intensificar a atividade de internacionalização de empresas catarinenses e descentralizá-la. “Temos sede em Florianópolis, mas almejamos estar mais próximos de todas as regiões. Santa Catarina tem um potencial muito forte e uma diversidade econômica grande. Isso tem que ser aproveitado e demonstrado para a Itália, aproximando o empresariado catarinense do italiano”.

Uma das maneiras de aproximação das empresas é por meio das associações empresariais. “Chapecó é uma região importante, com um perfil de empreendedorismo com características italianas”, comentou Cascaes, ao acrescentar que por meio da Acic é possível pensar em ações conjuntas para promover e fortalecer os negócios entre os dois países, contribuindo para desenvolver a economia da região e de todo o Estado.

As Câmaras Italianas são um setor comercial do governo do país para internacionalizar os negócios. São 81 instituições presentes em 57 países nos cinco continentes. “Atuamos em rede e, em Santa Catarina, queremos agregar as associações comerciais para unir forças para que tenhamos um hub de negócios”, frisou Cascaes. A Câmara atua com oito verticais, criadas a partir das características da economia catarinense e italiana: moda, tecnologia e inovação, cidades inteligentes, agrobusiness, inteligência de informação, turismo e hotelaria, economia circular e relacionamentos institucionais.

A visita da Câmara Italiana de Comércio e Indústria foi viabilizada pelo empresário e ex-presidente da Acic, Nelson Akimoto. Além da entidade, a comitiva se reuniu com representantes da Deatec, do Pollen Parque, da Unochapecó, da Unoesc e do Prefeitura de Chapecó.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro