Entre os dias 09 e 11 de agosto acontece em São José o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC). Realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) neste ano, o evento contou com representantes de aproximadamente 150 municípios catarinense, mobilizando cerca de 3,5 mil participantes nos três dias de programação.
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, esteve presente na abertura do evento e ressaltou que “é muito importante a troca de informações e experiências entre as administrações municipais. Muitas vezes, um problema de uma cidade é igual à dificuldade que existe em outro município, e o intercâmbio de ideias tem um papel significativo para encontrar as melhores soluções”.
A primeira noite do congresso contou com uma palestra do professor e historiador Leandro Karnal que abordou os princípios fundamentais que devem guiar o gestor público destacando as implicações éticas e morais das ações. Por fim, Karnal ainda destacou que não existe caminho para o progresso e o desenvolvimento sem a educação.
Durante sua fala, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina João Henrique Blasi, enfatizou a importância para os municípios de programas como o Lar Legal que, em todo o estado catarinense, já beneficiou mais de 20 mil famílias. “Nós, juntamente com a Fecam e com os 295 municípios catarinenses, queremos, a custo zero para os municípios, garantir esse direito fundamental a todos os cidadãos catarinenses”, afirmou.
“A cidade de Palhoça apresenta índices cada vez mais positivos em áreas como a educação, a saúde, a geração de empregos, o desenvolvimento econômico e o próprio programa Lar Legal. A participação de eventos dessa natureza permite conhecer a realidade de outros municípios e adaptar as melhores práticas e ferramentas de gestão em busca de uma cidade ainda melhor para todos”, finalizou Freccia.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro