Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto de cidade inteligente de MG é apresentado no Comac-SC

Fecam O projeto do município foi apresentado pelo prefeito Edson Vilela no painel sobre Smart Cities, no Comac-SC O projeto do município foi apresentado pelo prefeito Edson Vilela no painel sobre Smart Cities, no Comac-SC

Situada a 115 quilômetros da capital Belo Horizonte, a cidade mineira de Carmo do Cajuru possui a melhor parceria público-privada (PPP) Cidade Inteligente do mundo.

A escolha foi realizada pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto do município foi apresentado pelo prefeito Edson Vilela no painel sobre Smart Cities, realizado na semana passada no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC).

Com 24 mil habitantes, o município desenvolveu o projeto juntamente com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). O diretor presidente do instituto, Leonardo Santos, também participou do painel.

A definição de município inteligente vai muito além do uso de tecnologias. Leonardo Santos afirma que um município inteligente é aquele que possui o básico de infraestrutura para melhorar a vida dos cidadãos.

Carmo do Cajuru trata 86% dos efluentes da sede urbana do município através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), possui 12 usinas fotovoltaicas, que alimentam todos os prédios públicos municipais e do SAAE, wifi público em seis praças, prédios públicos interligados por fibra óptica e câmeras de video monitoramento. A iluminação pública de todo o município foi trocada por lâmpadas de LED, representando uma economia de 73% de energia.

Edson Vilela, prefeito de Carmo do Cajuru, afirma que o ganho para os cidadãos é muito grande. “Com todas essas melhorias, muitos investimentos privados, como indústrias, vieram para o nosso município, gerando também muitos empregos e renda. O crescimento econômico também melhorou”, completa.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro