Lê Notícias - Região - Unochapecó comemora 10 anos do Mestrado em Educação
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Unochapecó comemora 10 anos do Mestrado em Educação

Unochapecó Noite contou com a presença de mestrandos, egressos, docentes, ex-docentes e familiares Noite contou com a presença de mestrandos, egressos, docentes, ex-docentes e familiares

Na noite da última sexta-feira (23), o Salão Nobre da Unochapecó foi palco do evento comemorativo dos dez anos de atividade do Programa de Pós-graduação em Educação. A noite contou com a presença de mestrandos, egressos, docentes, ex-docentes e familiares, e contou com a apresentação da Orquestra de Violões do Programa Arte Cidadã, sob regência do maestro Douglas da Costa Rufatto.

Desde 2012, quando o curso iniciou, 154 acadêmicos se tornaram mestres, impactando na realidade social de todo o Oeste catarinense pela formação humana, crítica e comprometida com a transformação da docência. A professora e coordenadora do PPGE, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, ao dar as boas-vindas aos calouros, destacou que o compromisso do projeto com o desenvolvimento da região e das tecnologias sociais é permanente. Por isso, sua ampliação está em andamento.

“Somos um programa de conceito 4 no Ministério da Educação e ainda neste mês, setembro, encaminharemos à CAPES o projeto que, quando aprovado, nos permitirá oferecer o Doutorado em Educação. Muitos mestres se destacam pela inserção social e, assim, fazendo acontecer o objetivo do nosso curso, de formar educadores comprometidos com a sociedade, com base na equidade, na inclusão, na democracia e na valorização de diferentes culturas, tendo a ciência como instrumento de intervenção social”, afirmou.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea Leite Marocco, os mestres formados neste espaço difundem o propósito da Instituição com a educação de qualidade. “Nós sabemos que a construção dessa história se fez pelo empenho de muitas pessoas nesses dez anos. Os sonhos se tornaram realidade e os inúmeros obstáculos vencidos deram contorno a essa trajetória de sucesso. A Uno tem orgulho desse PPG, que transforma a universidade em um lugar melhor”, concluiu.

PASSADO E PRESENTE

Há mais tempo à frente da sala de aula na Pós-graduação em Educação, o professor Leonel Piovezana parabenizou o curso pela nota conquistada no MEC e destacou a história de recomeços na jornada do programa. Ele lembrou com carinho da união dos professores pela composição do corpo docente e das produções científicas. “A cada ano se intensificava, cada professor assumia um campo em nossas linhas de pesquisa, e o Programa foi ficando cada vez mais bonito. Houve muitos momentos de debates e discussões que nos fizeram crescer e nos tornaram, de fato, Universidade“, afirmou.

Em nome dos discentes do PPGE, o egresso Gilberto Oliari usou das palavras do filósofo Emmanuel Levinas e do escritor Rubem Alves para asseverar sobre a relevância que o programa teve, desde seus primeiros passos, na geração de professores que já vivia a realidade das salas de aula.

“Em nossa região, graduandos e professores de mais idade ouviam falar que existia Mestrado em Educação. Porém, ele não habitava nossa região, habitava outros lugares. Foi preciso o esforço de muitos mestres, entendendo a mestridade como movimento pessoal que vai de encontro a outro que tem a ânsia de conhecer, para que o Mestrado em Educação habitasse entre nós. O nascimento latente do mundo se dá a partir da morada. Por isso, é possível afirmar que muitos mundos educacionais nasceram a partir daquilo que nós, egressos, produzimos em nossas dissertações, e muitos mundos ainda estão por nascer a partir daqueles que ainda se encontram em formação. Quiçá, muitos mundos surjam pelas teses dos futuros doutorandos”, finalizou Oliari.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro