Close Menu

Busque por Palavra Chave

Faesc acautela produtores rurais sobre Renagro

Dvulgação Com isso, passa a ser obrigatório o registro de maquinário agrícola que circula em via pública, visando garantir a propriedade do veículo, a segurança na comercialização, além de otimizar a rastreabilidade e fiscalização para coibir furtos e roubos Com isso, passa a ser obrigatório o registro de maquinário agrícola que circula em via pública, visando garantir a propriedade do veículo, a segurança na comercialização, além de otimizar a rastreabilidade e fiscalização para coibir furtos e roubos

Alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores rurais que o Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) entra em vigor neste sábado, dia 1º de outubro. Com isso, passa a ser obrigatório o registro de maquinário agrícola que circula em via pública, visando garantir a propriedade do veículo, a segurança na comercialização, além de otimizar a rastreabilidade e fiscalização para coibir furtos e roubos.

O Renagro foi regulamentado pelo Decreto nº 11.014/2022, do Governo Federal e equivale ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – documento obrigatório para os demais veículos. No entanto, dispensa o emplacamento e é isento de licenciamento anual e de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O presidente da Faesc e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, explica que nesta primeira etapa serão registrados tratores e colheitadeiras, mas em breve deverão ser incluídos novos maquinários. “O documento é fundamental porque contém informações do veículo, do proprietário e contempla ainda outros dados que podem ser apresentados fisicamente ou de forma digital. Importante destacar que quando o veículo estiver em via pública é obrigatório estar com o registro. Já para quem possui maquinário que não circule em via pública ou que tenha sido fabricado antes de 2016, o registro é opcional”.

COMO FAZER O REGISTRO

O registro pode ser feito pelo IDAgro, uma plataforma digital desenvolvida pela CNA em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que permite o registro de propriedade de tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinário agrícola. O IDAgro está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS e também pode ser utilizado via web, pelo computador. Por meio da ferramenta, é possível acessar o documento do veículo e a situação legal do registro.

Para registrar é necessário ter o cadastro no aplicativo IDAgro (nome, CPF, endereço, e-mail e telefone), a nota fiscal da máquina agrícola e um documento de fé pública do proprietário. O sistema gera automaticamente o documento em um formato que pode ser impresso.

Outra funcionalidade é que, com o registro via IDAgro, a comunicação de eventual sinistro fica integrada com o Sistema Córtex do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também é possível consultar o status legal do registro de máquina agrícola, além de encaminhar mensagem ao proprietário da máquina, protegido o anonimato do proprietário. Outro item de segurança é que um QR CODE opcionalmente pode ser gerado e afixado na máquina.

A Faesc orienta para que importadores, fabricantes e concessionários façam o pré-cadastro desses veículos. É necessário informar o modelo, local de produção, nome e registro profissional do responsável técnico, código do chassi, ano de fabricação, dimensões, além dos itens obrigatórios para trânsito em via pública. Atualmente, apenas a nota fiscal comprova a posse desses veículos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro