Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó promove consciência socioambiental no 11º Siepe

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/10/2022 22:58 - Atualizado em 26/10/2022 23:00
Unochapecó A edição teve como tema “Educação, Protagonismo e Consciência Socioambiental” A edição teve como tema “Educação, Protagonismo e Consciência Socioambiental”

Discutir as inúmeras pesquisas científicas, atividades de ensino e práticas de extensão inovadoras que transformam a realidade da região, por meio de diálogos sobre o protagonismo da ciência e da tecnologia junto a temas emergentes que estão em pauta na sociedade. Este foi o objetivo da 11ª edição do Siepe, o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Unochapecó. O evento foi realizado entre os dias 19, 20 e 21 de outubro.

A última edição do evento ocorreu em 2021, de forma online devido ao distanciamento social. Já em 2022, as atividades híbridas promoveram o reencontro de pesquisadores, docentes e estudantes de diversas etapas da trajetória acadêmica. A edição teve como tema “Educação, Protagonismo e Consciência Socioambiental”, que suscitou reflexões sobre novas formas de pensar o futuro da sociedade a partir de práticas mais humanitárias, socialmente responsáveis, e preocupadas em atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a coordenadora geral do Siepe, professora Aline Manica, a abordagem foi escolhida tendo em vista problemáticas sociais e educacionais do Brasil na atualidade, e o protagonismo estudantil surgiu em virtude das ABEx.

“A escolha dos nomes foi através das áreas relacionadas à temática, com profissionais renomados da área e que reconhecem a Unochapecó como importante instituição de Ensino Superior de Santa Catarina, e que inspiram o protagonismo jovem. A programação de formato híbrido foi pensada para que todos pudessem participar do evento, mesmo com vida corrida e agendas apertadas, pois um evento científico é uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento acadêmico. No pós-pandemia, a oportunidade de troca e aprendizado mútuo através do contato/presença foi o que mais marcou. Mesmo com as salas de apresentação oral permanecendo remotas, para facilitar maior adesão e participação externa tanto de avaliadores como de inscritos. Além disso, deixou-se um importante legado cultural, que foi inserido no evento por meio de apresentações de egressos, alunos, orquestra e companhia de teatro”, sublinha Aline.

PROGRAMAÇÃO

A primeira noite de evento, na quarta-feira (19), foi marcada pela cerimônia de abertura e pela palestra “Desafios para a formação de recursos humanos, avanço da pesquisa de qualidade e da inovação tecnológica no Brasil”, ministrada pelo professor visitante João Batista Calixto e mediada pelos professores Walter Antonio Roman Junior e Cristiani Fontanela. Já na quinta-feira (20), durante todo o dia aconteceram apresentações de trabalhos centrados nas categorias “Ensino, Extensão e ABEx”, “Pesquisa Iniciação Científica” e “Pesquisa Pós-graduação”. À noite, o professor convidado Dachamir Hotza ministrou a palestra “Processos e produtos sustentáveis”, com mediação do professor Gustavo Colpani.

Na sexta-feira (21), a apresentação de trabalhos seguiu durante a manhã. À tarde, o Salão Nobre da Unochapecó recebeu uma Mesa Redonda de Avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento encerrou com apresentações culturais com a equipe de teatro Cia de La Curva, a premiação dos melhores trabalhos e o lançamento do e-book com os melhores artigos apresentados no evento.

Em sua fala na abertura do Siepe, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, estendeu agradecimentos a todos os docentes, discentes e técnicos pelo envolvimento na organização. Ela também revelou que a edição de 2023 já está em pauta.

“A tarefa de promover um Siepe passa pela mão de muitos atores, que trabalham incansavelmente não só para que possamos chegar até aqui e ver um evento tão bem organizado, mas para que possamos dar o valor devido ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação. É a hora de nós, enquanto família Unochapecó, abrirmos as nossas portas e colocarmos todo o conhecimento aqui produzido à disposição da comunidade. Está no nosso DNA o dever de participar e contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade”, compartilhou.

Para vice-reitora e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, o Siepe tem um significado especial para a Universidade, que extrapola o compartilhamento científico: “quando organizamos um evento dessa magnitude, nos transformamos junto com ele”.

“Esse evento é feito a muitas mãos, e nossas mãos estão muito unidas. É o momento que temos para nos enxergar. Nossos projetos aqui apresentados estão na casa das centenas, se não estiverem na ordem dos milhares, e a cada edição estamos aprimorando, consolidando e ampliando nossos projetos de pesquisa, extensão e inovação”, lembrou Silvana.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro