Close Menu

Busque por Palavra Chave

João Rodrigues após ser prefeito foi eleito deputado federal

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/08/2017 10:16

João Rodrigues nasceu em São Valentim (RS) em 23 de março de 1967. Filho de Eleldebrando Rodrigues e Maria Conceição Marcondes Rodrigues, é casado com Fabiana Paula Matte Rodrigues e pai de Caroline Matte Rodrigues e Maria Paula Matte Rodrigues. Na adolescência, ele ingressou no Corpo de Agregados da Marinha do Brasil. Prestou concurso para o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, no qual foi aprovado e ingressou na cidade de Natal (RN).

Em 1983, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Neste período, João Rodrigues trabalhou como fuzileiro naval da Marinha do Brasil por quatro anos e descobriu outra vocação: a locução. Ele iniciou a atividade radiofônica em 1986 como radialista, transmitindo jogos de futebol e apresentando programa policial. Em 1988, João Rodrigues se mudou para Nonoai e no ano seguinte para Pinhalzinho. Em 1996, ele se elegeu vice-prefeito de Pinhalzinho, e em dezembro do mesmo ano se casou com Fabiana.

A carreira na TV começou em 1997, quando foi contratado pelo SBT, em Chapecó. Assim, ele intercalava o rádio, a TV e a função política na Prefeitura. Temas de interesse comunitário e a resolução de problemas sociais sempre foram as principais abordagens do comunicador.

Em 2000, elegeu-se como prefeito de Pinhalzinho, onde ficou até 2002, quando renunciou ao mandato para concorrer com êxito à Assembleia Legislativa. Em 2004, sem cumprir com o mandato integral de deputado estadual, João Rodrigues assumiu a candidatura de prefeito da maior cidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, vencendo as eleições com 37 mil e 949 votos, um total de 42,24% dos eleitores.

João Rodrigues foi reeleito prefeito de Chapecó em 2008. Em 2011 iniciou o sexto mandato eletivo após uma votação recorde para deputado federal. Rodrigues foi o quarto deputado mais votado em Santa Catarina, com 134.558 votos. Ainda em 2011, João Rodrigues aceitou convite do governador Raimundo Colombo e assumiu como secretário de Estado da Agricultura e da Pesca. Em 2014, foi o segundo deputado federal mais votado em Santa Catarina.

De acordo com João Rodrigues, um dos grandes desafios da gestão que começou em 2005 foi elevar a autoestima do povo de Chapecó. Outra demanda foi a reabertura da Chapecoense; a construção da Arena Condá e do Centro de Eventos; e a atração de empresas para gerar empregos e transformar a realidade local. “Com um novo Calçadão e a vinda de um shopping center, o comércio chapecoense ganhou outra dimensão”, destaca. Ainda segundo o ex-prefeito, a construção do novo contorno viário e a pavimentação de corredores de ônibus são outras transformações as quais teve a oportunidade de colaborar.

Na Saúde, João dobrou o número de médicos entre 2005 e 2008. No mandato como secretário de Estado continuou tendo a área como prioridade ao angariar recursos para o Hospital Regional do Oeste com o apoio do governador Raimundo Colombo. “Chapecó foi colocada no ranking de melhores cidades para morar e investir”, destaca orgulhoso.

Entre as principais ações que impulsionou durante as gestões está a Cidade do Idoso; a Chapecó Criança; a Escola Parque Cidadã; e Prefeito Amigo da Criança. Já na iniciativa Prefeito Empreendedor, do Sebrae, João foi escolhido como um dos melhores prefeitos do País.

Mais recentemente, como deputado federal, o líder política conta que já liberou mais de R$ 30 milhões em emendas e recursos a Chapecó.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro