Lê Notícias - Chapecó 100 ANOS - José Caramori teve excelente aprovação após encerrar mandato
Close Menu

Busque por Palavra Chave

José Caramori teve excelente aprovação após encerrar mandato

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/08/2017 10:19

Natural de Floriano Peixoto (RS), José Caramori assumiu a Prefeitura de Chapecó em 31 de março de 2010 após a renúncia do então prefeito João Rodrigues. Já em 2013, Caramori elegeu-se prefeito da cidade e governou até 2015. Hoje na presidência da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Caramori foi presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), entre 2015 e 2016.

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração com ênfase de Gestão em Seguros, Caramori possui expressiva bagagem profissional. Na vida pública, entre as tantas funções, foi diretor-geral de Serviços Urbanos da Prefeitura de Chapecó em 1991; vereador eleito para a gestão 1993 a 1996; secretário do Desenvolvimento Econômico, de Chapecó, em 1994, quando se licenciou do Legislativo; presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, entre 1995 e 1996; prefeito interino de Chapecó em 1995 e 1996; e secretário–adjunto da Secretaria Estadual dos Negócios do Oeste, em 1999.

Na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Efapi de Chapecó, Caramori atuou em diferentes frentes de liderança nos cargos de diretor, conselheiro e presidente. Já como membro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), o ex-prefeito também assumiu diversas pastas de trabalho. Entre elas, foi conselheiro da Cruz Vermelha de Chapecó, entre 1992 e 1995; e conselheiro da Associação Chapecoense de Futebol, em 1996.

Na Câmara Júnior de Chapecó, mais uma vez Caramori exerceu diferentes cargos. Na entidade, foi diretor, coordenador e presidente de diversas pastas e eventos. Além disto, na extensa trajetória, Caramori possui diversas experiências internacionais, a exemplo das participações no Fórum Regional de Intendentes Mercosul.

O LÊ NOTÍCIAS conversou com o ex-prefeito José Caramori, que explicou as dificuldades que um gestor têm e os inúmeros desafios vividos durante a sua gestão. “Eles se refletem nas necessidades da população, por isso o prefeito procura evidentemente atender as demandas que se apresentam. Existem algumas coisas que precisam ser implementadas pelo gestor público. E foi isso que procuramos fazer no período em que estive à frente da Prefeitura Municipal de Chapecó”, relatou.

Ele contou que primeiro concluiu as obras que estavam em andamento, iniciando algumas outras que, no momento, estão em execução. “Evidentemente, precisamos estruturar a cidade. Além de obras, estruturar o município no que diz respeito às obrigações constitucionais,” ressaltou.

De acordo com ele, o Plano de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos foi concluído e aprovado, já que era uma obrigação e uma necessidade do município. Também, o Plano de Mobilidade Urbana foi finalizado e aprovado inclusive na Câmara de Vereadores e que está em execução. “Deixamos o Plano Diretor pronto porque é o plano mais importante de todos, no que diz respeito à organização da cidade, do crescimento, da qualidade de vida, para os novos loteamentos, enfim, também o deixamos aprovado com todas as audiências públicas realizadas e com a aprovação final da Câmara Municipal de Vereadores”, pontuou Caramori.

Segundo Caramori, em sua gestão, o Contorno Viário Oeste, foi finalizado e o aeroporto também foi deixado em pleno funcionamento com uma pista nova e que hoje garante a grande quantidade de voos que estão acontecendo em Chapecó, atendendo todo Oeste catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul. Ainda, a nova pista foi adequada com iluminação e pátio novo, além do Plano Diretor do Aeroporto que já foi executado e aprovado pela Anac e CINDACTA.

“Também vale destacar que nós concluímos e entregamos à comunidade o Hospital da Criança, que era uma obra esperada há muito tempo e que foi concebida com erros gravíssimos nos anos 1990. Nós conseguimos finalizá-lo dentro das normas da Anvisa e está funcionando a todo vapor com a administração do Hospital Regional do Oeste. Ainda na Saúde, implementamos o atendimento 24 horas da Grande Efapi, construímos e colocamos em funcionamento a UPA da rua Sete de Setembro, que é o exemplo para todo o Estado e Brasil, construímos o segundo restaurante popular Bandejão na Efapi, o deixamos praticamente pronto, só não deu tempo de inaugurar. Enfim, como é uma cooperação entre governos, ele ainda depende de alguns ajustes. Fizemos também um grande programa de construção de academias ao ar livre. Além do mais, executamos o maior programa de mutirões de cirurgias eletivas, cirurgias de catarata, próteses dentárias e instalamos a Secretaria da Saúde e a Farmácia Central na ala Norte da Arena Condá”, contou o ex-prefeito.

Na infraestrutura, foi feita a revitalização com duplicação parcial da SC-480, que liga a cidade até o Goio-Ên e o acesso Plínio Arlindo De Nês, que leva até BR-282. “Inauguramos a maior creche de Santa Catarina, a Creche Pequeno Príncipe e mais oito novas creches naquele período, além de inúmeras salas de aula”, lembrou.

Dentre as obras, Caramori destacou o elevado da rótula da BRF, que está em execução, a finalização do programa de asfaltamento dos bairros na Operação Tapete Preto. Inclusive, o asfaltamento do Distrito Alto da Serra, passando por Guatambu foi feito com recursos do Governo do Estado e a parte com recursos próprios do município. “A segunda parte do Distrito Industrial Flávio Baldissera está sendo asfaltada, mas a primeira parte e o acesso fomos nós que asfaltamos. Fizemos a ampliação da Arena Condá, numa parceria com o Governo do Estado. Reformamos a ala Oeste, concluímos a ala Norte, construímos a ala Leste, trocamos o gramado, ampliamos a iluminação, os banheiros, e toda adequação para que pudéssemos participar do Campeonato Brasileiro”, enfatizou.

Na área cultural, ele enfatizou a adequação de Chapecó ao Sistema Nacional de Cultura vinculado ao Ministério da Cultura, além da criação da primeira Secretaria de Cultura exclusiva de Santa Catarina. A criação do primeiro Parque Farroupilha do Estado, um espaço totalmente voltado ao cultivo das tradições gaúchas em parceria com a Associação de Cultura Tradicionalista Gaúcha.

“Chapecó nasceu para ser expoente, nasceu para liderar. As características físicas, geográficas e principalmente as características do povo chapecoense que, mantém ativa e acesa, a saga dos pioneiros, aqueles que aqui primeiro chegaram e transformaram a paisagem dos pinheirais numa cidade metropolitana. Ela está presente no sentimento de cada um que aqui nasceu e veio para cá, ou que vivem nessa cidade. Se ficarmos fieis a esses preceitos originais, dos nossos colonizadores, os nossos desbravadores, Chapecó seguirá adiante como um líder, um polo econômico, social, esportivo, político do Estado de Santa Catarina”, enfatiza o ex-prefeito.

Chapecó está entre as cinco maiores cidades do Estado e, segundo Zé Caramori, daqui a 10 ou 15 anos, será a terceira cidade do Estado. “Acredito que no nosso potencial econômico, seja na área do agronegócio, pela força da agricultura, transformando a produção de proteína vegetal e animal, exportando ao mercado internacional. A própria Chapecoense, como grande embaixador mundo afora, por uma tragédia que nós não esperávamos que pudesse acontecer em qualquer lugar, muito menos aqui. Mas Chapecó tem essa vocação para liderar e nós temos obrigação de contribuirmos para esse processo, seja trabalhando, produzindo, estudando, ensinando e, na esfera política, mantendo o nível de representação de Chapecó e da região tanto no cenário político estadual, quanto no nacional. Chapecó nasceu para ser grande e continuará sendo grande”, finalizou José Caramori.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro