Close Menu

Busque por Palavra Chave

Consumo de açaí aumentou 15.000% em 10 anos no Brasil

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/12/2022 14:46 - Atualizado em 09/12/2022 14:52
Divulgação Santa Catarina tem fábricas que garantem essa demanda nacional Santa Catarina tem fábricas que garantem essa demanda nacional

A poucos dias do verão, as altas temperaturas já começam a dar as caras em Santa Catarina, essas condições do tempo praticamente obrigam as pessoas a procurarem alguma delícia gelada para refrescar. Um suco, uma água, sorvete ou que tal um açaí de excelente qualidade.

O alimento, tipicamente brasileiro, já está no topo dos cardápios de casas de suco, lanchonetes e até mesmo nas prateleiras de supermercados. Nos últimos dez anos o produto teve um crescimento de 15.000%, dados da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Este ano, por conta das condições climáticas desfavoráveis, a estimativa é de queda na produção do fruto no país em relação a 2021, quando foram colhidas 1.485.113 toneladas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas ele não vai faltar na mesa dos brasileiros, menos ainda nas tigelas dos catarinenses.

Afinal, o que era uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra de origem do açaí, ganhou favoritismo aqui na região Sul do país também.

Em Santa Catarina, a fábrica do Açaí Mineirinho, que tem sede em São José, na Grande Florianópolis, precisou aumentar a produção para atender a demanda, ampliou o espaço da indústria, criou a própria loja de vendas, e tem comercializado o produto em diversas cidades do Estado, até mesmo para os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul.

A polpa da fruta é comercializada em potes de 220 g, 1,5 e 3,6 litros, e 5 sabores diferentes. Para atender às necessidades e gostos de cada consumidor que é apaixonado pelo Açaí.

Seja no pote, no copo ou na tigela, o açaí já faz parte do plano alimentar de milhares de pessoas, tem aquelas que apenas apreciam o sabor, e outras que utilizam como um complemento alimentar antes ou depois de alguma atividade física intensa.

Mais do que um alimento gostoso e refrescante, a fruta traz benefícios para a saúde. As fibras facilitam o trânsito intestinal e ajudam a melhorar digestão dos alimentos. Ele possui gorduras boas, ferro e vitaminas do complexo B e C. Cada 100 gramas do açaí tem em média 60 calorias, então, ele não é tão calórico assim.

O consumo do alimento pode auxiliar na redução de colesterol, dá energia, sendo um excelente pré-treino, e por ser rico em antioxidante, ele melhora o aspecto da pele e a saúde nutricional como um todo, é rico em ácido oleico, uma gordura essencial que protege contra o câncer, e o alto teor de antocianinas presentes nele garantem melhor circulação sanguínea, consequentemente, o sistema cardiovascular é beneficiado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro