Close Menu

Busque por Palavra Chave

Blumenau recebe comitiva alemã que reconheceu os esforços de Fritz Muller para a ciência

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/01/2023 09:43 - Atualizado em 24/01/2023 09:46
Prefeitura de Blumenau A visita da delegação empresarial alemã também buscou estreitar parcerias com Blumenau. A visita da delegação empresarial alemã também buscou estreitar parcerias com Blumenau.

Na manhã de sexta-feira (20), a Prefeitura de Blumenau recebeu uma comitiva alemã que reconheceu no fim de 2022 os esforços de Fritz Muller para a ciência. A visita, que busca estreitar parcerias entre cidades no Brasil - em especial no sul do país - com a região da Pomerânia Ocidental na Alemanha, foi recebida com uma solenidade no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, às 9h.

A delegação empresarial, que é liderada pelo chefe da chancelaria do estado de Mecklenburg - Pomerânia Ocidental, Sr. Patrick Dahlemann, veio a Blumenau tanto para estreitar laços quanto para discutir as estratégias de fomento ao ensino do idioma alemão. Ou seja, além de parcerias e conhecimentos técnicos e empresariais com empresas sediadas na região, a visita tem ainda um caráter técnico.

“Em janeiro de 2021 fizemos um pedido de reconhecimento dos estudos acadêmicos de Johann Friedrich Theodor Muller, mais conhecido como Fritz Muller, por ele ter estudado na universidade de Greifswald. Em dezembro, o conselho de administração da universidade deliberou em reconhecer os esforços de Fritz Muller para a ciência, bem como conceder, a título pós-morte, uma medalha de honra ao mérito ", conta o secretário da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos.

A prefeita interina, Maria Regina, fala sobre os laços já existentes entre Blumenau e a Pomerânia Ocidental da Alemanha. “Em dezembro de 2022, quando a universidade atendeu nosso pedido de reconhecimento científico para Fritz Muller, fomos convidados a visitar a universidade para estreitar ainda mais os laços que unem os dois países. Agora os recebemos em nossa cidade com esse mesmo objetivo, afinal esse esforço encontrou apoio de outras entidades e pesquisadores, que reforçam a importância que o pesquisador Fritz Muller fez e faz com tantas contribuições para a humanidade”.

Na ocasião também foi feita a entrega de um certificado, um ofício e uma medalha da universidade de Greifswald, onde Fritz Muller estudou, mas que por motivos particulares, não colou grau em medicina. E também foram entregues homenagens aos parentes do Fritz Muller.

Após a cerimônia, a comitiva que conta com mais de 20 pessoas vindas da região alemã, incluindo o presidente da associação empresarial da região e a prefeita Kerstin Pukallus, da cidade de Torgelow, seguiu para a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec). No parque tecnológico de Blumenau os visitantes participam de uma reunião de trabalho com empresários para troca de informações acerca dos trabalhos entre os dois países.

Na sede da Sedec, além de conhecer toda a estrutura que abriga o parque tecnológico, houve uma reunião economica bilateral focada nos assuntos de interesse da comitiva, principalmente nas áreas de meio ambiente, energias renováveis, tecnologia da informação e sustentabilidade.

A missão também contou com a presença do Sr. Hans-Dieter Beuthan, que representa os interesses da Família Blumenau na Alemanha e além dele está presente o cônsul geral da Alemanha para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Andreas Simandl, e com o secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro