Close Menu

Busque por Palavra Chave

Randon incentiva a formação profissional de jovens em Chapecó

Cinara Gato Jonathan Singeski (centro), que passou pelo Programa Jovem Aprendiz e agora atua na empresa, junto a colegas do setor de Manutenção da unidade Jonathan Singeski (centro), que passou pelo Programa Jovem Aprendiz e agora atua na empresa, junto a colegas do setor de Manutenção da unidade

Como forma de reforçar ações de responsabilidade social e gerar impacto positivo na comunidade, a Randon, unidade em Chapecó, amplia iniciativas voltadas à preparação de jovens para a vida profissional. Por meio do programa federal Jovem Aprendiz, a empresa é parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na oferta de formação profissional de adolescentes.

Em 2022, graças à parceria, 19 jovens entre 16 e 18 anos concluíram a formação em cursos para atuação na indústria nas áreas de Desenho, Elétrica, Produção, Mecânica, Informática e Planejamento. Para além das contratações determinadas pela legislação, a unidade da Randon coloca em prática uma série de iniciativas que potencializam a preparação dos estudantes e o apoio nesse começo de jornada profissional.

A seleção é realizada pela equipe de recursos humanos da própria empresa e o vínculo prévio com colaboradores é um dos requisitos. Os participantes passam por entrevistas e dinâmicas de integração. Uma das etapas mais importantes do processo é a identificação de habilidades e interesses, quando a gestão, em trabalho conjunto com a equipe de recursos humanos, busca direcionar os aprendizes para a área ou função que melhor parecem se adaptar, em alinhamento ao que aprendem no SENAI.

Durante a formação, que dura cerca de um ano, as aulas teóricas são complementadas pela rotina prática, dentro da empresa. Assim, integrados ao ambiente profissional, os estudantes desenvolvem habilidades de forma ampliada.

OFICINAS PARA INCENTIVAR A EMPREGABILIDADE

Além da formação como jovem aprendiz, o estudante recebe formações complementares à vida profissional. Gerente da Randon, unidade em Chapecó, Joel Capelari acrescenta que os estudantes também são ensinados sobre como montar um currículo corretamente e preparados para entrevistas de emprego - aprendizados que, apesar de não relacionados diretamente ao ofício, serão fundamentais na busca de oportunidades – mesmo que fora da companhia.

Há muito tempo procuramos aprimorar nossa contribuição na formação dos jovens aprendizes, indo além do que determina a lei. Nossas equipes se dedicam a conhecer esses jovens e ligá-los a atividades em que possam se engajar e, assim, vivenciar o ambiente profissional. Uma preparação que será útil em qualquer oportunidade, mesmo em outras empresas”, destaca.

A turma 2023 de jovens aprendizes iniciou em 8 de fevereiro, com uma novidade: a figura do padrinho, que será o apoio direto na rotina profissional de aprendizado profissional.

JOVEM APRENDIZ CONQUISTA ESTÁGIO APÓS FORMAÇÃO

Após passar pela aprendizagem de eletricista industrial em 2022, Jonathan Singeski, 19 anos, foi contratado como estagiário da empresa. Como aprendiz, Jonathan pode auxiliar em reparos de equipamentos da fábrica e aprender com os profissionais da manutenção. Soube abraçar a oportunidade e enxerga oportunidades de crescimento profissional na área. “A experiência está sendo ótima. Gosto muito da empresa pois estou em constante aprendizado e evolução diária graças às rotinas de manutenção”, destaca.

A Randon, unidade em Chapecó, foi inaugurada em 2011 junto ao maior polo frigorífico do país. É um parque industrial tecnológico dedicado à produção de Furgão Carga Geral, Tanque Inox e veículos da linha frigorífica. No total, 400 colaboradores atuam na unidade.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro