Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECONHECIMENTO

Bombinhas recebe certificação de gestão sustentável na Alemanha

Prefeitura de Bombinhas Programa de certificação é estruturado pelas diretrizes internacionais de gestão de sustentabilidade Programa de certificação é estruturado pelas diretrizes internacionais de gestão de sustentabilidade

Bombinhas recebeu nesta terça-feira (07), durante a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlin, na Alemanha, o certificado prata de gestão sustentável do Programa ‘Awards & Certification’, da organização holandesa Green Destinations.

O programa de certificação é estruturado pelas diretrizes internacionais de gestão de sustentabilidade e é reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para obter o certificado prata do Green Destinations, o município passou por um processo minucioso de auditoria em 84 critérios diferentes.

Com validade de até dois anos, o objetivo da certificação é tornar o desenvolvimento sustentável algo concreto, objetivo e demonstrável, abrangendo os temas gestão de destino, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, negócios e hospitalidade.

Além de levar o primeiro lugar na categoria Cultura e Tradição com a história da Pesca Artesanal da Tainha, no concurso anual Green Destinations Story Awards 2023, Bombinhas com apoio da metodologia DEL, vem mobilizando o setor público, privado e a comunidade local para a estruturação de políticas mais sustentáveis e inclusivas.

O DEL TURISMO

O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e duradoura, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, pois acreditam que as mudanças só são eficazes e eficientes quando construídas por muitas mãos.

O programa foi implantado nas cinco regiões brasileiras por meio da parceria entre a FACISC, Fecomércio-RN e o Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemãs BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios brasileiros e organizações internacionais, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.

A GREEN DESTINATIONS

Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável.

Hoje, a Green Destinations oferece diversos serviços e produtos para destinos ao redor do mundo sendo eles: o Programa de Certificação para destinos e empresas do ramo de turismo, a concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis e o programa de suporte e apoio que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos de treinamento.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro