Close Menu

Busque por Palavra Chave

Polícia Civil indicia homem por fraude em São Lourenço do Oeste

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/04/2023 10:58 - Atualizado em 20/04/2023 10:59

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por intermédio da da Delegacia da Comarca de São Lourenço do Oeste, concluiu investigações sobre a prática de fraudes, que ocorreram entre as 06 de junho de 2023 e a 10 de fevereiro deste ano, na cidade, ocasião em que duas idosas, de 74 e 60 anos, tiveram um prejuízo em torno de R$ 133 mil, sendo vítimas do "golpe do motoboy" ou "golpe do cartão clonado".

Foram indiciados pelo crime uma mulher de, 26 anos, e um homem, de 55 anos, de São Paulo, que atualmente se encontram presos em razões de crimes da mesma natureza, ocorridos em Seara, no Oeste catarinense.

COMO FUNCIONA O GOLPE

Primeiramente, criminosos ligam para a residência da vítima e, fingindo ser funcionários de instituição bancária ou de lojas famosas, buscam convencer a vítima de que os cartões bancários (crédito ou débito) foram clonados.

Após convencer a vítima da necessidade de cancelar o cartão, os criminosos orientam a entregá-lo a uma pessoa que ira até a residência, a qual também finge ser funcionária de instituição bancária, policial ou oficial de Justiça.

De posse dos cartões e senhas das vítimas, os criminosos passam a realizar diversas operações bancárias, como saques, transferências e pagamentos, subtraindo os valores disponíveis nas contas-alvos.

CUIDADO

Durante a ligação telefônica, a vítima é orientada a ligar para a polícia ou para um número da operadora de cartão. Ocorre que, a ligação recebida no telefone fixo nunca é encerrada, de modo que a vítima pensa estar ligando para outra instituição quando, na verdade, estará apenas conversando com outros criminosos.

COMO AGIR

  • Nunca informe sua senha e nunca entregue seus cartões bancários a ninguém;
  • Em caso de dúvidas, procure a Delegacia de Polícia ou a instituição bancária;
  • Se for necessário contatar as autoridades por telefone, prefira utilizar um aparelho celular (smartphone) e certifique-se de que a ligação está sendo realizada para o local correto.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro