Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimento na infraestrutura portuária de SC é destaque em evento setorial

Divulgação Presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, abriu o primeiro painel ressaltando o novo momento que vivem os portos catarinenses desde o início do ano Presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, abriu o primeiro painel ressaltando o novo momento que vivem os portos catarinenses desde o início do ano

Os investimentos para a modernização do Porto de São Francisco do Sul foram apresentados na abertura do Marítimo 23, evento que trata da inovação no mercado marítimo e naval de Santa Catarina.

O seminário, que começou nesta quarta-feira (26), em São Francisco do Sul, congregou autoridades portuárias locais, professores universitários, políticos e empresários do setor marítimo do Estado.

O presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, abriu o primeiro painel ressaltando o novo momento que vivem os portos catarinenses desde o início do ano.

“O governador Jorginho Mello quer portos bem estruturados, sob a tutela do Estado, para atrair mais investimentos privados e, em parceria, aumentar a eficiência dos complexos portuários de Santa Catarina”, afirmou.

Para isso, estão sendo aplicados recursos estaduais que buscam melhorar as condições terrestres e aquaviárias de São Francisco, o que já resultou num acréscimo de 23% na movimentação de cargas em 2023.

“A recente criação da Secretaria Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias é uma demonstração da importância que este Governo dá aos portos e também à infraestrutura geral do Estado”, reforçou Vieira, durante o painel “O cenário atual e as perspectivas do segmento marítimo e portuário do Brasil”.

Entre os investimentos já realizados citou os melhoramentos no Terminal Graneleiro, que incluem pavimentação e novos equipamentos, além da revitalização do acesso ferroviário ao Porto.

Para o restante do ano, está prevista a abertura de novas balanças para caminhões e a derrocagem de uma pedra no cais, obra que agilizará a atracação de navios.

“Mais recursos e modernização constante são essenciais para continuar sendo um dos maiores portos do país em movimentação de carga”, enfatizou, acrescentando que o porto do Norte catarinense é a porta de entrada da metade de todo o aço importado pelo Brasil, além de exportar 80% da soja produzida em Santa Catarina.

O “Seminário Catarinense de Inovação no Mercado Marítimo e Naval”, que encerra nesta quinta-feira, 27, também aborda temas como Turismo Náutico, novas tecnologias embarcadas e Direito Marítimo.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro