Close Menu

Busque por Palavra Chave

Escritora Selma Rutzen lança livro no Museu de Arte de Blumenau

Prefeitura de Blumenau `Eles sobreviveram... nós prosperamos` será apresentado ao público durante a abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB. `Eles sobreviveram... nós prosperamos` será apresentado ao público durante a abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB.

A história de uma família que sobreviveu ao regime comunista soviético quando este foi imposto é o tema do livro que será lançado pela escritora Selma Rutzen, quinta-feira (04), às 19h, durante a abertura da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O evento terá show musical, declamação de poemas e conversa com artistas e curadores das exposições.

Em sua obra “Eles sobreviveram... nós prosperamos”, Selma Rutzen relata o ocorrido a milhares de alemães que foram à Rússia por volta de 1760, e lá viveram bem até que a monarquia foi abatida e a selvagem ditadura baseada em Marx, Lênin e outros pensadores impuseram um governo de terror sob o comando de Stalin. Fugiram pela fronteira com a China, onde permaneceram por três anos. “A autora faz uma importante reflexão histórica, nos oferece uma valorosa contribuição para entender a formação dos povos que imigraram”, comenta o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto.

LIBERDADE

Eles sobreviveram, como diz o título da obra, para então serem embarcados rumo ao Brasil. “Aqui encontraram liberdade absoluta, e penúria igualmente a mais absoluta, mas prosperamos. Sou a primeira geração nascida aqui e narro tudo que é do meu conhecimento. Somos uma minoria das minorias (teuto russos), amamos nossa Pátria, e contamos nossa história”, diz autora. “Apesar de sermos alemães russos, a Alemanha não nos reconhece como alemães. Mesmo assim a nossa cultura, nossas atitudes, costumes e tradições são germânicas, apesar de nossos antepassados terem deixado a Alemanha há mais de três séculos.”

Formada em Letras pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), Selma é bancária aposentada e dedica seus conhecimentos à tradução do alemão, e a escrita de biografias, livros, textos e afins.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro