Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fundado há 45 anos, Coral Arautos do Grande Rei de Xaxim passa por dificuldades

Associação mais antiga da região é pioneira no ensino musical
Por: LÊ NOTÍCIAS
13/09/2017 17:31
Parte antiga da sede do Coral foi construída em 1985 (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim) Parte antiga da sede do Coral foi construída em 1985 (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim)

Em 25 de dezembro de 1972, iniciava em Xaxim o Coral Arautos do Grande Rei. Fundado pelo Frei Alfonso Vogel, além de ser a mais antiga instituição de ensino musical da região, desde 1975 faz parte da Liga Artística do Alto Uruguai, em 1979 ingressou na Federação de Meninos Cantores do Brasil, sendo que em 1984 foi declarado de utilidade pública.

Ao usar o espaço da tribuna na reunião desta terça-feira (12), a representante da Associação Coral Arautos do Grande Rei, Daniela Silva, explicou que Frei Alfonso Vogel foi pioneiro no ensino musical na região e ensinou vários métodos pedagógicos, que não constam em livros e nem outros materiais, mas sim na sua vivência e sabedoria de mestre. Atualmente o Coral é uma instituição jurídica, com autonomia financeira que não possui vínculo com nenhuma instituição religiosa. “Um legado e um pedido especial foi deixado a todos que fazem parte do Coral Arautos do Grande Rei, é que o Coral nunca acabe”, disse Daniela, relembrando um pedido do Frei Afonso, que faleceu no dia 03 de agosto deste ano.

Daniela citou exemplos de grandes cantores, artistas que fizeram parte do Coral, e hoje são destaque nacional: dentre eles o cantor lírico Alberto Batistela, convidado para cantar para o Papa João Paulo II; Fabiano Zoldan, que já atuou como regente da Orquestra da UFSC e também Mauricio Buzata, que já regeu a Orquestra da PUC, e teve oportunidade de cantar com Milton Nascimento. Nomes foram sugeridos para que uma futura homenagem seja realizada pelo Poder Legislativo em reconhecimento a tamanho feito.

Dificuldades

Conforme explicou Daniela, há vários anos o Coral passa por dificuldades. “Falando da parte física da sede, o teto está por cair e a regente, Giseli Linhares, há vários anos não recebe salário condizente ao vencimento de regente”. Além disso, segundo a representante, os recursos arrecadados quase não chegam para pagamento das contas do mês.

Embora essas situações vem a longa data, o Coral nunca deixou de oferecer com maestria o ensino musical. Ações já eram realizadas para arrecadação de recursos, contudo a Associação Coral Arautos do Grande Rei também estuda a possibilidade da contribuição financeira da população xaxinense através da conta de energia elétrica, além de outros convênios, parcerias e atividades.

O presidente do Legislativo Xaxinense, Agenor Junior Maier, ofereceu uma sala do primeiro piso do prédio da Câmara de Vereadores que, até 2016, era usado pela Igreja Adventista para ensaios, e estaria a disposição do Coral, caso necessário.

Mudança de Rua da Matriz para Rua Frei Alfonso Vogel

Logo após o falecimento do Frei Alfonso, chegou até o Poder Legislativo o pedido para mudança do nome da Rua da Matriz passando a se chamar Rua Frei Alfonso Vogel. Contudo, conforme a Lei Orgânica do município, só pode se dar nome às ruas, prédios públicos, depois de completado um ano de falecimento.

Além disso, o presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Agenor Junior Maier, explicou que antes que qualquer alteração seja aprovada, quem reside ou possuí comércio na rua, será consultado.

Homenagem

Daniela enfatizou que se a rua passar a denominar-se Frei Alfonso Vogel será uma grande honraria, porém, o Frei não era de grandes homenagens. Segundo ela, após muitas conversas, em 2013, a Banda Municipal de Xaxim passou a se chamar Frei Alfonso Vogel. “Para ele, isso não era significativo, mas pedia que aquilo que levasse seu nome, não divergisse de seus pensamentos”.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro