Close Menu

Busque por Palavra Chave

Blumenau inicia preparação da programação dos 173 anos

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/05/2023 15:28 - Atualizado em 21/05/2023 15:29
Divulgação Cidade fará aniversário em 02 de setembro e os preparativos serão iniciados em breve Cidade fará aniversário em 02 de setembro e os preparativos serão iniciados em breve

A programação das atividades comemorativas aos 173 anos de Blumenau começa a ser elaborada no dia 24 de maio. A primeira reunião preparativa para o desfile do dia 02 de setembro foi marcada às 19h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Participam do planejamento representantes da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e membros da comunidade que desejam integrar a comissão organizadora. Como nos anos anteriores, as dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails arquivohistorico@blumenau.sc.gov.br, gerenciaarquivo.smc@blumenau.sc.gov.br e biblioteca.smc@blumenau.sc.gov.br.

Já é tradição na cidade a preparação dos eventos começar em maio com a participação do setor público municipal e comunidade em geral. Nesses encontros, membros da comissão definem a programação do desfile e o tema central das celebrações, que em 2022 destacou o bicentenário do biólogo, médico e naturalista teuto-brasileiro Fritz Müller. O homenageado residiu na Colônia Blumenau desde 1852 e em Desterro (Florianópolis, SC), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia, colaborando na comprovação da teoria da evolução das espécies, proposta por Charles Darwin.

HISTÓRICO

A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs e Xoklengs. Mesmo antes da fundação da colônia, já havia famílias estabelecidas na localidade de Belchior, nas margens do Ribeirão Garcia e do Rio Itajaí-Açú. Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.

Em 02 de setembro de 1850, 17 colonos chegaram ao local onde hoje situa-se a cidade de Blumenau. Muitos outros imigrantes atravessavam o Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro