Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sistema Faesc/Senar-SC investe no fomento à apicultura catarinense

Faesc Apicultores trocaram experiências durante a oficina técnica Apicultores trocaram experiências durante a oficina técnica

A produção de mel no território catarinense é destaque no Brasil. Eleito e premiado internacionalmente como o melhor do mundo em diversos concursos, segundo o Governo do Estado, o mel é um produto que vem ganhando cada vez mais espaço e atraindo novos apicultores para o ramo.

O Sistema Faesc/Senar/SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) investe no setor apícola por meio de diversas iniciativas, entre elas se destacam as ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Apicultura e em ATeG Agroindústria de estabelecimentos apícolas.

Entre as diversas atividades de incentivo à produção apícola, o Sistema Faesc/Senar promoveu, recentemente, uma oficina técnica da ATeG em Apicultura com a turma do Sindicato Rural de Itaiópolis, o qual atende produtores rurais de Itaiópolis e Mafra, no Norte de Santa Catarina.

O encontro ocorreu na comunidade de São Lourenço, em Mafra, na propriedade de Jeverson Pscheidt. Segundo a supervisora regional do Senar/SC no Norte, Carine Weiss, entre os temas abordados estiveram o manejo nutricional de inverno, controle sanitário, apresentação de resultados da turma que encerrou no evento a visita 24. Também houve a participação de novos produtores na renovação da turma.

Segundo a supervisora técnica da ATeG, Taiane Plautz, o principal intuito do evento foi demonstrar técnicas de alimentação para as abelhas nos períodos críticos do inverno. "Na região do planalto norte a florada é muito baixa e a oferta de alimento quase nula e, neste momento, é a hora dos produtores ficarem atentos para manter seus enxames fortes para o próximo ciclo produtivo", explicou.

Outro assunto abordado foi o controle de varroa, um ácaro de se alimenta da hemolinfa da abelha, trazendo o enfraquecimento do enxame e também doenças. O técnico de campo Enio Cesconeto também aproveitou a oportunidade dos produtores que já são acompanhados pelo programa ATeG e os novos que ingressarão no programa para mostrar a evolução técnica e financeira da propriedade do produtor Jeverson Pscheidt, onde ocorreu o evento.

"As oficinas técnicas têm o intuito de repassar aos produtores em determinadas épocas do ano, técnicas e manejos antes que problemas ou prejuízos sejam instalados e prejudiquem o sucesso na atividade", acrescentou Taiane.

Estiveram presentes na oficina técnica o secretário do Sindicato Rural de Mafra Antônio Cidral da Costa, o secretário de Agricultura de Mafra Nereu Martins Carvalho, o diretor da Secretaria de Agricultura de Mafra André Rafael Hack e os representantes da Cidasc de São Bento do Sul João Alfredo Pereira, Fernando Bilinski e José Rui A. Leite.

A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o acompanhamento da ATeG Apicultura é personalizado com metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Trata-se de um programa gratuito e quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região para se inscrever para futuras turmas.

APICULTURA NO ESTADO

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 14 grupos que contabilizam 437 produtores em atendimento e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas são as melhores para este ano e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro