Close Menu

Busque por Palavra Chave

Tecnologia e gestão como fortalecimento da Bovinocultura de Corte em Chapecó

Sistema Faesc/Senar-SC Encontro oportunizou apresentar os resultados Encontro oportunizou apresentar os resultados

Padronização de rebanhos e avanços na lucratividade. Essas foram algumas das conquistas de produtores rurais de Chapecó atendidos no Programa de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) em Bovinocultura de Corte. A iniciativa, desenvolvida pelo Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), encerrou mais uma turma no mês de maio, em parceria com o Sindicato Rural de Chapecó.

O evento de encerramento contou com avaliação sistemática de resultados e foi realizado no Núcleo de Criadores de Bovinos, reunindo diversos protagonistas do setor. “Tivemos a honra de contar com produtores rurais, que são a essência do nosso trabalho. A dedicação e o empenho em aplicar as melhores práticas foram fundamentais para o sucesso desta turma”, comenta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Chapecó Luiz Carlos Travi, o supervisor regional do Senar/SC Helder Jorge Barbosa, o supervisor técnico ATeG Leandro Simioni e os técnicos de campo ATeG Edigar Junior Duranti e Arthur Zanferrari.

“Fica registrado nosso orgulho por cada produtor que se empenhou e se comprometeu em aplicar os conhecimentos adquiridos em suas propriedades. Estamos certos de que os resultados obtidos impactarão positivamente a Bovinocultura de Corte em nosso Estado”, afirma o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

EVOLUÇÕES NA PRODUÇÃO

O supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa, destaca que o acompanhamento da ATeG proporcionou a troca de experiências em função do contato com o técnico de campo e, com isso, foram percebidas melhorias em todos os sentidos na propriedade rural.

“Além disso, houve um fortalecimento do grupo no sentido da colaboração entre eles, ampliando, inclusive a participação dos produtores rurais nos leilões de gado de Chapecó e região. Acreditamos que essa positividade prosseguirá nos próximos grupos. O programa também fortaleceu a mentalidade dos produtores e a consciência de que eles fazem parte de um processo produtivo estimulado e apoiado pelo Sistema Faesc/Senar-SC”, salienta.

EFICIÊNCIA

O Programa ATeG é promovido em Santa Catarina por meio da parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios e com a participação expressiva de produtores rurais que compreendem a importância da gestão eficiente para o crescimento de suas propriedades com foco na tecnologia e inovação, fortalecendo o empreendedorismo rural.

“As visitas técnicas proporcionam aos produtores um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais”, acrescenta o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explica o programa beneficia, atualmente, 10 cadeias produtivas: Agroindústria; Agroindústria Apícola; Apicultura; Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de corte; Fruticultura; Maricultura; Olericultura; Ovinocultura de Corte e Piscicultura.

“O programa tem duração de quatro anos com uma metodologia aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância”, reforça.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro