Close Menu

Busque por Palavra Chave

PRODUÇÃO DE VINHO

Vinícola de Concórdia está apta a comercializar seus produtos na região

Arquivo Pessoal O proprietário da Vinícola Lauri Rodio em um dos seus parreirais O proprietário da Vinícola Lauri Rodio em um dos seus parreirais

A Vinícola Família Rodio, do município de Concórdia, no Meio-Oeste catarinense, conquistou o credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que assegura a qualidade dos produtos entregues aos consumidores finais.

Esse marco é a coroação da trajetória, que iniciou há 65 anos com a vinda dos antepassados da família Rodio, da Itália ao Brasil. A empresa familiar participa há quatro anos do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec), que visa fortalecer a competitividade dos pequenos negócios e estimular a transferência de tecnologia entre instituições e empresas para que possam superar limitações e barreiras tecnológicas.

A estrutura da vinícola de 175,52 metros quadrados está localizada na comunidade de São José, interior do município, e tem capacidade de produzir 60.000 litros. Na propriedade a família cultiva dois hectares de parreiras para a produção de vinhos Bordô Seco e Suave, Niagara Rosé, Niagara Branco Seco e Suave, Casca Dura, Isabel, Moscato Lorena e Cabernet Sauvignon. Todas as atividades na empresa rural são exercidas pelos familiares, desde o plantio das videiras, poda e os cuidados necessários até a produção e comercialização dos produtos.

O proprietário Lauri Rodio relembra que em 1893 os avós vieram da Itália para o Brasil. Em 1926, quando fixaram raízes em Concórdia, iniciaram as primeiras produções de vinho para consumo próprio. A ideia de comercialização veio anos mais tarde, em 2000, no porão da casa dos pais. “Por volta de 2010 nós construímos uma pequena vinícola na nossa propriedade e fomos ampliando aos poucos, até chegarmos a capacidade atual”, pontua.

O consultor credenciado ao Sebrae/SC e enólogo, Fábio Ricardo Ecco, explica que a parceria entre a Prefeitura de Concórdia, Sebrae e os vitivinicultores iniciou em 2019. “Após o diagnóstico, notamos a necessidade de aprimorar a qualidade dos vinhos para inseri-los no mercado regional. Com a qualidade maior do produto foi aumentando a demanda, até que o produtor sentiu a necessidade de fazer a legalização da vinícola”, recorda.

Fábio conta que auxiliou na elaboração de um projeto conforme as normas sanitárias do Ministério da Agricultura e encaminhou a documentação para o requerimento do registro. Como exemplo o consultor cita a elaboração de todos os manuais: Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e elaboração do memorial descritivo da estrutura predial e dos equipamentos. Além disso, o Sebraetec contribuiu na composição das fichas de controle e auditoria, na formulação dos produtos e na legalização junto ao Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO).

“O trabalho demorou um pouco mais de um ano. O pedido foi feito no fim de 2021 e no início de 2023 foi concedido o parecer favorável do MAPA. Com o deferimento do pedido, o produto foi registrado e rotulado, para ser comercializado em qualquer mercado da região”, comenta o consultor do Sebrae/SC.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Concórdia, Mauro Martini, frisa que o selo de legalização com registro no MAPA é muito importante para o município por contribuir com a produção agrícola, a geração de empregos e a movimentação econômica, além de incentivar a permanência da família no campo.

“A conquista do produtor Lauri Rodio vem coroar o trabalho feito em parceria entre o Sebrae/SC, o nosso produtor e a Secretaria de Agricultura de Concórdia. É o reconhecimento de um trabalho bem feito, desde o plantio das mudas de videiras à condução com técnicas de manejo e sanidade dos frutos”, destaca.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a produção de uva e vinho nos municípios do oeste catarinense é de grande relevância para o desenvolvimento econômico regional. “Pela importância da vitivinicultura as consultorias tecnológicas buscam aumentar a produtividade de uva nos vinhedos pela aplicação de técnicas de adubação e controle de pragas nas videiras, melhoria da qualidade dos vinhos, incremento das vendas e adequação das empresas para comercialização do produto”, ressalta.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro