Close Menu

Busque por Palavra Chave

São José sedia o 1º Fórum de Escolas do Mar de Santa Catarina

Prefeitura de São José Evento reunirá instituições e escolas ambientais que trabalham com a cultura oceânica Evento reunirá instituições e escolas ambientais que trabalham com a cultura oceânica

O Centro Municipal de Educação (CME) Ambiental Escola do Mar, da Prefeitura de São José, localizado no bairro Serraria, será sede do 1º Fórum de Escolas do Mar de Santa Catarina. O evento, que acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, objetiva promover o encontro de escolas do mar de diferentes municípios do Estado a fim divulgar os trabalhos desenvolvidos pelas unidades.

Além da participação da CME Ambiental Escola do Mar, já estão confirmadas a presença de autoridades e profissionais das escolas do mar das cidades de Florianópolis, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Barra Velha. Também estarão presentes representantes do Instituto Meros do Brasil e dos Projetos Toninha do Brasil, Our Blue Hands Project e Raízes da Cooperação. “Cada uma dessas instituições terá oportunidade de detalhar as ações para fortalecermos o trabalho conjunto e colaborativo em busca do mesmo objetivo: a preservação ambiental com foco na cultura oceânica”, citou a diretora da CME Ambiental Escola do Mar, Valdete Pereira.

O 1º Fórum de Escolas do Mar de Santa Catarina pretende ser um marco na educação ambiental ligada à cultura oceânica no Estado, posicionando São José no centro das discussões sobre as temáticas ligadas ao ambiente costeiro e marinho e estabelecendo uma rede de relações entre as unidades e instituições atuantes na área, divulgando, reconhecendo e fortalecendo os trabalhos.

“Destaca-se que essa ação ocorre durante a ‘Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável’ (2021 a 2030), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de aumentar a conscientização global sobre a importância dos oceanos e mobilizar diversos atores, sejam eles públicos, privados e da sociedade civil, a participarem de ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares”, explicou o professor de Ciências da escola e um dos organizadores do evento, André Colla.

Além de promover o intercâmbio de conhecimentos e ideias, as discussões também serão a base para uma audiência pública, convocada pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que ocorrerá no mesmo dia, no período da tarde.

“Ao sediar o evento, o Município de São José demonstra mais uma vez a preocupação e engajamento com as causas ambientais e esforço em atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU”, reforçou a secretária de Educação de São José, Rose Bartucheski.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro