Close Menu

Busque por Palavra Chave

Acordo de cooperação é assinado entre Alesc e parlamento da Calábria

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/09/2023 18:53 - Atualizado em 12/09/2023 18:53
Adriano Piekas Filippo Mancuso e Mauro de Nadal assinam termo de cooperação entre os parlamentos catarinense e da Calábria Filippo Mancuso e Mauro de Nadal assinam termo de cooperação entre os parlamentos catarinense e da Calábria

Uma cooperação focada no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional. Esse é o conteúdo do termo de cooperação firmado entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira (12) na sede do conselho regional (equivalente à Assembleia Legislativa da Calábria), e contou com a presença dos presidentes do parlamento da província da Calábria, Filippo Mancuso, e do Parlamento Catarinense, deputado Mauro De Nadal (MDB).

Como explica o presidente da Alesc, o acordo prevê benefícios econômicos, sociais, acadêmicos, científicos, turístico e tecnológicos, por exemplo. O acordo respeita as legislações italiana e brasileira. “É um momento histórico para Santa Catarina e para a Calábria, um momento que significa oportunidades de desenvolvimento em várias áreas, assim como aproximação de dois povos”, diz De Nadal

O acordo de cooperação tem a validade de quatro anos a partir do momento da assinatura, mas pode ser rescindido se alguma das partes assim entender. Também foi referendado pelos deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT), que integram a comitiva brasileira.

“Já estamos há tempos querendo que isso acontecesse, e aconteceu de maneira memorável, com propostas legislativas, de intercâmbio, que buscam o bem-estar das pessoas”, afirmou Caropreso.

“Vamos trocar informações e experiências para o desenvolvimento de Santa Catarina, na educação, na inovação, no turismo. É um momento histórico para nosso estado”, completou Delegado Egídio.

“Fiquei muito feliz de participar de um ato como este, um acordo para que nossas instituições estreitem seu relacionamento, buscando benefícios para a população catarinense em várias áreas”, acrescentou Minotto.

A MISSÃO À ITÁLIA

A parceria entre as duas casas legislativas foi o último compromisso do grupo de deputados estaduais na Itália. Além disso, vários foram os encontros dos quais os parlamentares participaram em solo italiano, como:

  • Consulado Italiano em SC

Foi o primeiro grande tema tratado pelo grupo junto ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, em Roma. Na ocasião, o vice-ministro, Giorgio Silli, deu sinal positivo para que uma representação consular italiana seja instalada em Florianópolis em 2024;

  • Acordos comerciais

Junto à Embaixada do Brasil no país europeu, o pedido foi para que sejam reforçadas as potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Santa Catarina na Itália. Além disso, os deputados participaram de encontros com setores representativos empresariais em Roma e Reggio Calabria, sempre com o objetivo de estreitar laços comerciais, e assim, discutir futuros acordos;

  • Acordos educacionais

Da mesma maneira, tanto em Roma, como em Reggio Calabria, foram assinados acordos de cooperação entre universidades italianas e universidades brasileiras - ainda foi discutida a possibilidade de expansão para outras instituições de Santa Catarina. A ideia é promover a troca de conhecimentos e facilitar o intercâmbio de estudantes.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro