Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dr. Vicente Caropreso comemora pacto de cooperação entre SC e Calábria

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/09/2023 11:25 - Atualizado em 14/09/2023 11:26
Divulgação Comitiva também manteve encontros com entidades empresariais e comerciais da Itália Comitiva também manteve encontros com entidades empresariais e comerciais da Itália

A missão do Parlamento catarinense na Itália cumpriu, na terça-feira (12), o seu último compromisso oficial. Um termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria foi celebrado no dia. A região da Calábria fica no Extremo-Sul da Itália e é origem de muitos dos imigrantes que chegaram a Santa Catarina no final do século XIX.

“É um marco histórico para a integração entre o nosso estado e a Itália. Criamos a ponte para o intercâmbio entre as casas legislativas. Vamos promover relações recíprocas de ordem cultural, comercial, social, empreendedora e de turismo”, destacou o deputado Dr. Vicente Caropreso, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália e lidera a missão no país europeu.

O ato ocorreu na sede do Consiglio Regionale della Calabria (equivalente a uma assembleia legislativa no Brasil). O documento foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa Catarinense, Mauro de Nadal, e pelo presidente do parlamento da província da Calábria, Filippo Mancuso. Também participaram da celebração os deputados Delegado Egídio Ferrari e Rodrigo Minotto.

A costura do acordo de cooperação iniciou no ano passado, quando Dr. Vicente esteve na Itália para receber da cidade de Diamante, na região da Calábria, o título de Cidadão Honorário. O local é origem de antepassados do parlamentar que migraram para o Brasil. “Esse acordo é fruto de um longo trabalho e muita conversa que iniciamos aqui", ressalta.

CONSULADO E ACORDOS COMERCIAIS E EDUCACIONAIS

A abertura de um consulado de carreira na capital catarinense está entre as principais conquistas obtidas pela comitiva catarinense na Itália. Em reunião realizada em Roma, o vice-ministro Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Giorgio Sill, acolheu o pleito dos parlamentares e a estrutura diplomática deverá ser aberta em 2024.

A comitiva também manteve encontros com entidades empresariais e comerciais da Itália e com a Embaixada do Brasil no país para promover os potenciais econômicos, turísticos e culturais de Santa Catarina, visando intercâmbio e futuros acordos.

Também foram celebrados acordos de cooperação entre universidades catarinenses e italianas para fomentar intercâmbios culturais, linguísticos, acadêmicos, no campo da pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e entre alunos.

A CALÁBRIA

A região da Calábria, localizada no Sul da Itália, tem ganhado destaque recentemente como um destino turístico em ascensão, impulsionando seu crescimento econômico. Com belas praias, montanhas pitorescas e rica herança histórica, a Calábria atrai cada vez mais visitantes de todo o mundo. Dados recentes mostram um aumento significativo no número de turistas, com a indústria do turismo desempenhando um papel crucial na revitalização econômica da região.

Além disso, investimentos em infraestrutura, agricultura e produção de alimentos têm contribuído para o fortalecimento da economia local. Com uma mistura única de cultura, natureza deslumbrante e oportunidades de negócios crescentes, a Calábria está rapidamente se consolidando como um destino imperdível para os viajantes e um centro de atividade econômica vibrante no Sul italiano.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro