Close Menu

Busque por Palavra Chave

Porto de São Francisco do Sul negocia com 41 países em cinco continentes

Eduardo Valente/Secom Porto de São Francisco do Sul tem a Ásia como principal parceiro comercial, com 62% da movimentação de carga, destacando-se na exportação de soja e milho e na importação de aço e fertilizantes Porto de São Francisco do Sul tem a Ásia como principal parceiro comercial, com 62% da movimentação de carga, destacando-se na exportação de soja e milho e na importação de aço e fertilizantes

Os países da Ásia são os principais parceiros comerciais do Porto de São Francisco do Sul, concentrando 62% da movimentação de carga. Para esse continente são exportados, maiormente, soja e milho; e importados, aço e fertilizantes. O restante das mercadorias são negociadas na América do Sul (18%), América do Norte (10%), Europa (8%), África (2%) e Oceania (0,1%).

Essas informações constam no Relatório de Sustentabilidade do Porto de São Francisco, produzido anualmente e que traz todas as informações sobre as atividades da autoridade portuária, como movimentação de cargas, parcerias comerciais, programas ambientais e balanços financeiros.

Segundo o documento de 69 páginas, com uma movimentação média anual de 13 milhões de toneladas, São Francisco do Sul é responsável por metade de todas as cargas que passaram pelos portos de Santa Catarina. A maior parte é de grãos (65%), seguido por aço e madeira (34%) e óleo de soja (1%).

O Relatório mostra que São Francisco está em 5º lugar entre os 35 portos públicos do Brasil no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), com uma pontuação de 96,95, de um total de 100. Esse reconhecimento foi concedido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) após avaliar os 17 programas ambientais adotados pelo Porto para a proteção da natureza na Baía da Babitonga, santuário ecológico que é habitat de animais ameaçadas de extinção, como o mero, o boto-cinza e a toninha.

Além do controle das espécies marinhas no estuário, existem programas de monitoramento das águas, da qualidade do pescado e de resíduos sólidos, entre outros.

“O Relatório de Sustentabilidade é uma espécie de raio-X do Porto. Quem o lê, pode ter uma ideia da grandiosidade do complexo portuário”, salienta o presidente Cleverton Vieira, reafirmando que o documento exterioriza o compromisso com a transparência, o meio ambiente e a prevenção à corrupção.

Para isso, consta, ainda, no Relatório, o “Código de Conduta e Integridade”, fundamentado nos valores da empresa para orientar o comportamento pessoal e profissional nos relacionamentos com clientes, colaboradores, fornecedores, concorrentes e sociedade.

Destaca-se, também, que o Porto de São Francisco do Sul possui os certificados ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental), o que possibilitou o ingresso no seleto grupo de portos públicos certificados.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro