Close Menu

Busque por Palavra Chave

Bienal do Livro de Jaraguá do Sul apresenta obras de empreendedorismo e inovação

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/10/2023 11:48 - Atualizado em 23/10/2023 11:49
Marylou Fortier/Unsplash Temas que são tendência no Brasil e no mundo, como inteligência artificial, planejamento financeiro, diversidade e gestão de pessoas estarão em pauta nos encontros do evento Temas que são tendência no Brasil e no mundo, como inteligência artificial, planejamento financeiro, diversidade e gestão de pessoas estarão em pauta nos encontros do evento

Em conjunto, apresentações teatrais e de música, contação de histórias, lançamentos e vendas de livros, entre outras atividades em celebração à cultura, estarão à disposição do público, gratuitamente, entre os dias 19 e 29 de outubro. A programação completa já pode ser conferida no site oficial: www.bienaljaragua.com.

Sob o tema central "Como viver junto", o encontro literário quer promover conexões e insights, com ênfase no encontro entre a cultura e o empreendedorismo, duas características representativas do município de Jaraguá do Sul. “Acreditamos que uma expressão de arte, como a literatura, e a inovação social do empreendedorismo podem caminhar juntos. Ambas são formas de gerar impacto positivo para a sociedade”, destaca o coordenador geral da Bienal, João Chiodini.

Neste sentido, um dos nomes mais aguardados pela comunidade é a guru de finanças Nathália Rodrigues, mais conhecida pelo título de “Nath Finanças”. A empresária, administradora, escritora e youtuber, que se tornou a única brasileira a ocupar uma posição no ranking das 50 maiores lideranças do mundo da revista americana Fortune, estará no evento, na quinta-feira (19), dia da abertura da programação

Ainda dentro da área de negócios, foi confirmada a presença da autora Clarice Martins Costa, na sexta-feira (20). Com 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas, a profissional é referência de renome na área empresarial, sendo atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, integrante do Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Conselho de Administração do Grupo Panvel.

Alê Garcia é outro grande nome confirmado. Aclamado como um dos creators negros mais inovadores do país pela revista Forbes, ele discutirá “Cultura: diversidade e negritude” na sexta-feira (27). O autor, que também é fundador do hub de cultura negra Casablack, é finalista do Prêmio Jabuti e um dos vencedores do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional.

A programação terá ainda a voz de Martha Gabriel, ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. No sábado (28), ela trará o tema “Inteligência artificial para os negócios (e para a vida)”. Martha é autora dos best-sellers "Marketing Na Era Digital", "Educar: A (R)Evolução Digital na Educação" e "Você, Eu e os Robôs", duas vezes finalista do Prêmio Jabuti.

Além deles, a programação conta com grandes escritores nacionais como Christian Dunker, Nuno Ramos, Natália Timerman, Carolina Casarin, Zsuzsanna Spiry e os catarinenses Ieda Magri, Michelli Provensi, Fernando Boppré e Sidnei Marcelo Lopes.

HOMENAGEM À HUNGRIA

O país homenageado nesta primeira edição da Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul é a Hungria, cujo reconhecimento é pautado na relação da cidade com o país e do potencial literário da nação. Atualmente, Jaraguá do Sul tem cerca de 15 mil descendentes húngaros e conta com um consulado honorário, além de uma associação cultural e grupo folclórico de danças húngaras.

O autor reverenciado nesta primeira edição é Sandor Lenard, escritor húngaro falecido na década de 1970 que viveu seus últimos anos em Donna Emma, no interior de Santa Catarina. “A literatura húngara é uma das mais potentes do mundo. Lenard foi um expoente da escrita e também da tradução”, afirma o diretor de Programação Artística e Internacional, Carlos Henrique Schroeder.

Também outros autores da nação homenageada estarão em Jaraguá do Sul para promover trocas culturais ao vivo. O sociólogo húngaro András Szántó, um dos mais importantes consultores em arte e museus do mundo, autor de “O futuro do museu”, vem direto de Nova York para uma palestra exclusiva na segunda-feira (23). Já na terça-feira (24) será a vez do público conversar como Krisztina Tóth, a multipremiada e principal autora húngara da nova geração, com mais de 30 livros publicados.

A BIENAL DO LIVRO DE JARAGUÁ DO SUL

A Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul busca unir literatura, arte e dialogar com o perfil empreendedor da região, criando novas conexões. O evento é uma realização da Design Cultural, Scar e Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS). A iniciativa tem ainda com patrocínio das empresas: Havan, Malwee, Indumak, Urbano. Tirol, Lunelli, Zanotti, Bold, Live, Condor e Maahs.

Também conta com apoio municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A promoção é do Programa de Incentivo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro