Close Menu

Busque por Palavra Chave

Bombinhas integra o Top 100 do mundo com Programa Escola do Mar

Prefeitura de Bombinhas Município foi selecionado pelo terceiro ano consecutivo, reconhecendo seu Programa Escola do Mar na categoria `Comunidades Prósperas`, promovendo práticas de turismo responsável e sustentabilidade Município foi selecionado pelo terceiro ano consecutivo, reconhecendo seu Programa Escola do Mar na categoria `Comunidades Prósperas`, promovendo práticas de turismo responsável e sustentabilidade

Pelo terceiro ano consecutivo, Bombinhas foi selecionada no concurso internacional ‘TOP 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis’, da fundação holandesa Green Destinations. Todos os anos, a competição premia 100 histórias de boas práticas que inspiram destinos e lideranças do turismo responsável.

A seleção de 2023 incluiu Bombinhas com o Programa Escola do Mar para compor a lista, na categoria ‘Comunidades Prósperas’. No Brasil apenas oito destinos conquistaram o prêmio. O resultado foi divulgado na segunda-feira (09), na Conferência Anual Green Destinations 2023, na Estônia.

Os destinos selecionados, além de receberem visibilidade global, são elegíveis para indicação ao Green Destinations Stories Awards, divulgado na ITB Berlin, principal feira de turismo do mundo. Todo material de divulgação está disponível no link: https://bit.ly/BombinhasTOP100-2023.

O Programa Escola do Mar é uma iniciativa que surgiu em 2017 e está vinculada à Secretaria Municipal de Educação. O programa atende estudantes em contra turno da rede municipal de ensino, com o objetivo de repassar conhecimentos de letramento oceânico, patrimônios culturais, sustentabilidade, empreendedorismo e práticas de movimento pesqueiro.

A coordenadora do programa, Silvana Leone, conta que a Escola do Mar busca proteger os recursos naturais e salvaguardar a identidade local. “O programa desenvolve nos alunos o espírito de guardiões do mar pelo letramento oceânico, formando mais currículos azuis e que prezam pela sustentabilidade e preservação da vida e dos oceanos”, explica.

Para o prefeito, Paulo Henrique Dalago Müller, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “A Escola do Mar é referência no repasse de conhecimentos e tradições bombinenses, e essa conquista demonstra um trabalho que é realizado por muitas mãos para construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”.

Essa conquista foi viabilizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setur), com a Associação Empresarial de Bombinhas (AEMB) e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), por intermédio do programa DEL Turismo.

O QUE É O CONCURSO?

O concurso ‘TOP 100 Good Practice Stories’ tem como objetivo destacar e premiar 100 histórias de boas práticas que inspiram líderes do turismo responsável em todo o mundo. As histórias premiadas devem demonstrar inovação e impacto positivo em suas ações, além de atingir pelo menos 60% de conformidade com os principais critérios de sustentabilidade, reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Os destinos participantes passam por uma rigorosa avaliação inicial, na qual são analisados diversos aspectos de sustentabilidade em suas operações turísticas. Ao final do concurso, cada destino recebe um relatório detalhado, destacando seus pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria. Isso oferece uma oportunidade valiosa para que os destinos brasileiros repensem e aprimorem suas estratégias de turismo sustentável com base em padrões globais.

Em 2021, Bombinhas integrou a lista com o case ‘Programa ‘Descobrindo Bombinhas – desenvolvendo receptivo de qualidade aos turistas e visitantes’, e em 2022, com a ‘Pesca Artesanal da Tainha’, que conquistou o primeiro lugar na categoria Cultura e Tradição no concurso anual Green Destinations Story Awards 2023, na Alemanha.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro