Close Menu

Busque por Palavra Chave

Caoagro/PCSC e Cidasc fiscalizam veículos em estradas do Oeste de SC

Polícia Civil de Santa Catarina Fiscalizações objetivaram prevenir doenças e garantir a documentação sanitária de produtos de origem animal e vegetal no trânsito catarinense Fiscalizações objetivaram prevenir doenças e garantir a documentação sanitária de produtos de origem animal e vegetal no trânsito catarinense

Na quinta-feira (27), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro), juntamente com os veterinários da Cidasc da Regional de São Lourenço do Oeste, realizaram uma fiscalização de trânsito sanitária nas cidades de Quilombo, Jardinópolis e União do Oeste.

As fiscalizações móveis visam impedir a difusão de doenças e pragas no transporte de produtos de origem animal e vegetal pelas estradas catarinenses.

O objetivo da ação é promover medidas de proteção sanitária e prevenir a introdução de doenças que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado.

Durante a fiscalização, policiais civis do Caoagro e veterinários da Cidasc abordaram veículos de passeio, caminhões de transporte de animais vivos, baús de carga seca e baús refrigerados, a fim de verificar se os produtos transportados por esses veículos possuíam a documentação sanitária obrigatória que comprovasse a sua origem e sua inocuidade, sendo de origem animal ou vegetal.

A documentação sanitária adequada garante a origem do produto/animal, é a comprovação de que a carga não é clandestina e tem rastreabilidade.

Este é um direito do consumidor, pois o consumo de produtos clandestinos traz risco à saúde humana e à ocorrência de zoonoses.

A equipe ainda orientou os condutores acerca do trânsito legal das cargas, bem como sobre o correto manejo dos animais visando evitar a propagação de doenças e lhes fornecer bem estar durante o transporte.

A união de esforços entre a Polícia Civil e Cidasc tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro