Close Menu

Busque por Palavra Chave

Conheça as influências culinárias de Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
31/10/2023 10:43 - Atualizado em 31/10/2023 10:45
Divulgação A gastronomia catarinense é influenciada por uma variedade de culturas, incluindo a italiana no Sul, a alemã em Pomerode, a portuguesa no litoral, além de elementos indígenas e gaúchos, resultando em pratos diversos em todo o estado A gastronomia catarinense é influenciada por uma variedade de culturas, incluindo a italiana no Sul, a alemã em Pomerode, a portuguesa no litoral, além de elementos indígenas e gaúchos, resultando em pratos diversos em todo o estado

Ao se falar em turismo, um dos maiores atrativos é a culinária local. Nesse âmbito, Santa Catarina possui uma grande diversidade gastronômica devido às influências de diferentes povos e culturas, como indígenas, alemães, italianos, portugueses e muitos outros.

Há muitas cidades em todo o estado que oferecem pratos típicos da Itália, mas o Sul catarinense se destaca pela forte colonização em municípios como Urussanga, Tubarão, Orleans e Nova Veneza — capital nacional da gastronomia italiana — que fornecem uma experiência completa. Os visitantes podem provar polenta, agnolini, tortéi, salame e muito queijo colonial.

Outro destaque gastronômico de Santa Catarina vem da culinária alemã. Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil, com diversos eventos e muitas comidas típicas, como strudel, chucrute e purê de maçã. Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul também oferecem pratos alemães, como o marreco recheado com repolho roxo (mit rotkohl), chuleta de porco (kassler), as famosas cucas, entre outros.

Sob a influência da colonização portuguesa, no litoral catarinense, a culinária se tornou algo marcante, resultando em pratos à base de peixes e frutos do mar. Assim, muitas cidades, a exemplo de Itajaí, Florianópolis, Bombinhas, Porto Belo, São Francisco do Sul e muitas outras, realizam eventos para celebrar essa cultura. E, fora da época de festivais, ainda é possível provar de outros sabores da comida açoriana.

Os gaúchos também possuem grande influência na gastronomia catarinense, pois houve grande migração no início do século XX, principalmente no Oeste do estado. Assim, são encontrados pratos como o feijão-tropeiro e o arroz de carreteiro, e, principalmente, o chimarrão, o qual foi apresentado pela cultura indígena. Inclusive, a gastronomia catarinense tem muitas marcas indígenas, especialmente no consumo de pinhão e de mandioca, além do hábito da pesca, muito presente no litoral.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro