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Procon de Indaial orienta consumidores sobre como aproveitar a Black Friday

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/11/2023 11:20 - Atualizado em 13/11/2023 11:22
Freepik Para que o consumidor possa aproveitar a ocasião de forma segura e vantajosa, é necessário ter alguns cuidados e atenção, alerta o órgão Para que o consumidor possa aproveitar a ocasião de forma segura e vantajosa, é necessário ter alguns cuidados e atenção, alerta o órgão

Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro. A data é comemorada sempre na última sexta-feira de novembro, e vários estabelecimentos estão se preparando para atrair os consumidores e impulsionar as vendas. No entanto, para que o consumidor possa aproveitar a ocasião de forma segura e vantajosa, é necessário ter alguns cuidados e atenção, alerta o Procon de Indaial.

Entre as situações mais comuns que geram queixas do consumidor é a “maquiagem” dos preços, quando o estabelecimento aumenta o valor de um produto na véspera para depois oferecer o desconto.

Esta prática, segundo Bruno Mendes, responsável pelo Procon, induz o consumidor ao erro e caracteriza prática abusiva. “Trata-se de publicidade enganosa e vantagem excessiva. É evidente que tais ofertas atraem e seduzem os consumidores, que, incentivados pelas falsas promessas de desconto, acabam adquirindo. Essa prática, inclusive, prejudica lojas menores do comércio local, que agem dentro da legalidade”, comenta.

Nas compras fora do estabelecimento comercial, como pela internet, telefone ou catálogo, o Código de Defesa do Consumidor assegura um prazo de sete dias de arrependimento, a contar do recebimento do produto ou serviço, permitindo que o consumidor desista da compra ou contratação do serviço sem justificativa. Caso esse direito seja pleiteado, o consumidor tem direito ao reembolso dos valores pagos, incluindo eventual frete, devidamente corrigidos monetariamente.

Ainda com o objetivo de orientar o consumidor durante a Black Friday, o Procon de Indaial dá cinco dicas para aproveitar o período de compras com mais segurança:

  • Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadores enviadas por e-mail, SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.
  • Ao efetuar a compra de forma online, atenção aos sites que só aceitam pagamento através de boleto ou transferência bancária ou PIX. Nunca informe os dados do seu cartão para terceiros, desconfie de quem solicita essas informações.
  • Defina o produto e a especificação pretendida. Depois, faça uma pesquisa de preços.
  • Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a devida solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, é recomendável escolher outro.
  • Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon por meio dos telefones (47) 3306-5524/5525 ou comparecer na sede para atendimento.

O órgão atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e está localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 675, bairro Tapajós, na praça do Cidadão.


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