Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governador avalia impacto das chuvas das últimas horas em SC

Eduardo Valente/Secom O governador Jorginho Mello assessora as consequências das fortes chuvas em 62 municípios, resultando em três óbitos, uma pessoa desaparecida, e 64 cidades em situação de emergência O governador Jorginho Mello assessora as consequências das fortes chuvas em 62 municípios, resultando em três óbitos, uma pessoa desaparecida, e 64 cidades em situação de emergência

O governador Jorginho Mello foi à sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em Florianópolis, neste sábado (18), para avaliar a situação das chuvas que, mais uma vez, afetam Santa Catarina.

De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, desde o dia 14 de novembro, 62 municípios registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

A região Oeste continua sendo a mais impactada. Até o momento, como consequência das fortes chuvas, ocorreram três óbitos, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem em Palmitos, na noite de sexta-feira (17). Uma pessoa está desaparecida em Praia Grande. Ainda há informações de ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.

“Mal nos recuperamos da chuva de outubro e infelizmente já fomos atingidos por mais fortes chuvas. Estamos em trabalho com todos os órgãos que possam auxiliar a população, reforçando o efetivo nas regiões que foram decretadas Situação de Emergência, para assim auxiliar ao máximo todos os atingidos. A nossa Defesa Civil estará sempre acompanhando a situação de todos os município”, disse o governador.

DECRETOS DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Em decorrência das fortes chuvas, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

BOLETIM METEOROLÓGICO

Os municípios com maiores volumes acumulados de chuva nas últimas 72h são Agrolândia (339.5 mm), Aurora (333.1 mm), Trombudo Central (320.7 mm) e Ituporanga (316.0 mm). Nessas cidades, nas últimas 72h, choveu mais do que o dobro esperado pela climatologia em novembro.

Ainda, neste sábado (18), a SDC emitiu um aviso meteorológico para temporais e outro rajadas de vento. No Litoral Sul, a chuva deve ser mais volumosa comparado às demais regiões, com acumulados entre 40 mm e 70 mm previstos até o final do dia.

Quanto às rajadas de vento, o avanço de uma frente fria provoca ventos fortes pelo estado, com rajadas entre 50 km e 80 km de direção noroeste, virando para sul conforme o sistema avança.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, e precisam ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

ABRIGOS

ENERGIA ELÉTRICA EM SC


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro