Close Menu

Busque por Palavra Chave

Embaixador da Itália visita Alesc e confirma escritório consular em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/12/2023 18:53 - Atualizado em 05/12/2023 19:13
Bruno Collaço/Agência AL Mauro de Nadal (e), o embaixador Alessandro Cortese e a cônsul Eugenia Berti Mauro de Nadal (e), o embaixador Alessandro Cortese e a cônsul Eugenia Berti

O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, visitou na tarde desta terça-feira (05) a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele foi recebido pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e por outros parlamentares, na sala de reuniões da Presidência da Casa.

Cortese estava acompanhado da cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugenia Berti, além de autoridades consulares. O embaixador confirmou a instalação de um escritório consular da Itália em Florianópolis, ligado ao Consulado-Geral de Curitiba, responsável pelo atendimento ao Paraná e Santa Catarina.

Foi a primeira visita oficial de Cortese a Santa Catarina. Ele assumiu o cargo em outubro, vindo da Áustria. Aos deputados, ele destacou a representatividade do estado na colônia italiana brasileira.

“Santa Catarina tem uma das maiores porcentagens de descendentes de italianos no Brasil”, afirmou o embaixador. “Temos que fortalecer a presença consular no estado.”

Cortese afirmou que gostaria de inaugurar o escritório consular ainda em 2024, em comemoração aos 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil.

EDUCAÇÃO

O embaixador também tratou do ensino da língua italiana na rede regular de ensino. O assunto foi trazido pelo coordenador da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), e pela presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT).

“Só em escolas estaduais, temos 1,5 mil estudantes que contam com aulas de italiano”, comentou Dr. Vicente.

Luciane comentou sobre projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que estabelece o espanhol como segunda língua a ser ensinada nas escolas. Ela defendeu que o segundo idioma seja escolhido confirme a colonização de cada região.

“É bom para preservar as tradições, os costumes, a história dos nossos antepassados”, disse a deputada.

O embaixador da Itália afirmou que está em contato com a Frente Parlamentar Brasil-Itália no Congresso Nacional para tratar do assunto. “Não se trata de uma obrigação, mas de dar a possibilidade aos jovens de poder aprender o italiano”, comentou. Cortese aproveitou para destacar a importância das frentes parlamentares no relacionamento entre os dois países.

O presidente da Alesc afirmou que a visita do embaixador consolida a aproximação entre Santa Catarina e a Itália, reforçando as demandas tratadas pelo Parlamento na missão oficial realizada em setembro, como a instalação de um escritório consular no estado.

“Essa é uma expectativa do Parlamento e dos catarinenses, e agora recebemos a confirmação que os trâmites estão em andamento e que possivelmente a gente faça essa instalação, ainda no ano que vem”, comentou Nadal.

Além de Nadal, Dr. Vicente e Luciane, a comitiva liderada pelo embaixador foi recebida pelos deputados Antídio Lunelli (MDB), Delegado Egídio (PTB), Rodrigo Minotto (PDT) e Matheus Cadorin (Novo).

MISSÃO

Os deputados destacaram, durante a visita do embaixador, a missão oficial à Itália realizada pela Alesc em setembro passado. Em Roma, foram recebidos pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Giorgio Silli, para tratar da ampliação da representação consular da Itália em Santa Catarina.

A comitiva também manteve encontros com entidades empresariais e comerciais da Itália e com a Embaixada do Brasil no país para promover os potenciais econômicos, turísticos e culturais de Santa Catarina, visando intercâmbio e futuros acordos.

Também foram celebrados acordos de cooperação entre universidades catarinenses e italianas para fomentar intercâmbios culturais, linguísticos e acadêmicos para alunos e professores.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro