Close Menu

Busque por Palavra Chave

Polícia Civil realiza fiscalização em acampamento em Xanxerê

Polícia Civil de Xanxerê Fiscalização conjunta em Xanxerê identificou irregularidades sanitárias e ambientais, resultando em notificações, multas e investigação de crime ambiental em acampamento agropecuário Fiscalização conjunta em Xanxerê identificou irregularidades sanitárias e ambientais, resultando em notificações, multas e investigação de crime ambiental em acampamento agropecuário

Na quinta-feira (07), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro/PCSC), juntamente com a Cidasc de Xanxerê e a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, realizou uma fiscalização sanitária, no acampamento Marcelino Chiarello, em Xanxerê.

A ação foi motivada por denúncias de negligência ao bem-estar animal, contaminação de recursos hídricos pela criação de suínos e introdução de rebanhos em propriedades vizinhas.

No local, os profissionais vistoriaram aproximadamente 39 bovinos, 90 suínos, 32 caprinos e algumas aves, identificando diversas incompatibilidades sanitárias: ausência de brinco de identificação e comprovação de origem; divergência da quantidade de animais com o cadastro; trânsito irregular de animais entre as propriedades (ausência de GTA); e superlotação de animais considerando o tamanho da propriedade.

Alguns desses animais foram encontrados em lavouras vizinhas, ao passo que outros estavam soltos nas estradas rurais.

Foi constatada também a prática de crime ambiental. Flagrou-se a criação de suínos (soltos, amarrados e em chiqueiros) ao lado de córrego, desrespeitando área de preservação permanente e com alto risco de poluição do recurso hídrico.

Os proprietários foram notificados administrativamente por infração às normas sanitárias e, além da aplicação de multas, será instaurado procedimento policial para apurar a prática de crime ambiental.

Santa Catarina é certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre de febre aftosa, sem vacinação. Aliás, por meio dessas fiscalizações está sendo possível impedir a propagação da peste suína clássica e da peste suína africana no Estado.

A união de esforços entre a Polícia Civil, PMA e Cidasc tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro