Close Menu

Busque por Palavra Chave

Ministério do Trabalho avalia liberação do FGTS para população em municípios afetados por enchentes

Eduarda Molossi Informação veio do deputado federal Jorge Goetten após audiência com o ministro Informação veio do deputado federal Jorge Goetten após audiência com o ministro

O deputado federal Jorge Goetten esteve em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pedindo a liberação do FGTS para toda a população dos municípios em situação de calamidade pública em decorrência das enchentes.

Os deputados Pedro Uczai e Ana Paula Lima também estiveram na reunião.

“Todos foram atingidos pelas chuvas, direta ou indiretamente. A população espera com grande expectativa o Fundo de Garantia, as pessoas precisam de dinheiro na mão”, argumentou Goetten.

Pelo menos 14 cidades do Alto Vale ja estão com processo em andamento para os moradores fazerem o pedido do saque. Os deputados também alertaram que a previsão é de mais chuva para os próximos meses.

A prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner acompanhou a reunião e disse que mais de mil residências foram atingidas no municípios. “As pessoas saíram só com a roupa do corpo. A gente tem recebido ajuda tanto do Governo Federal quanto Estadual. Mas o nosso povo tem uma grande esperança no FGTS”, relatou.

ESTUDO DE VIABILIDADE

O ministro do Trabalho explicou que como a legislação contempla apenas aqueles que comprovarem danos materiais, o pedido tem falta de previsão legal e seria necessário a elaboração de uma Medida Provisória (MP) por parte do Poder Executivo.

O Ministério garantiu que, levando em consideração os argumentos apresentados pelas lideranças, vai realizar um estudo de impacto junto com a Caixa Econômica Federal para verificar a viabilidade da liberação do Fundo.

O deputado Jorge Goetten pediu que os municípios tenham uma resposta até a próxima semana, diante da urgência do assunto.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro