A programação dos 200 anos da imigração foi um dos assuntos tratados na primeira sessão do ano do Conselho Municipal da Promoção e Difusão da Cultura Alemã.
O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).
Os participantes deram prosseguimento às conversações sobre a elaboração do logotipo e da identidade visual que marcarão as comemorações oficiais.
As celebrações dos 200 anos da presença alemã no Brasil representa uma oportunidade para a população conhecer os impactos na construção da sociedade brasileira. Em Blumenau, o evento vai prestar homenagem ao legado deixado pelos imigrantes, além das contribuições à cultura, formação intelectual e ao progresso socioeconômico do país.
Os primeiros colonizadores se estabeleceram no Sudeste e Sul do país a partir de 1824. Essa jornada histórica moldou de forma significativa a cultura e a identidade nacional. Esses novos moradores contribuíram para o desenvolvimento, seja nas áreas da agricultura, indústria, educação ou ciência.
Trouxeram consigo técnicas avançadas de cultivo, introduzindo novas culturas e impulsionaram a produção agrícola. Além disso, a herança cultural alemã influenciou a arquitetura, música, culinária, política e nos mais variados setores locais. No Brasil, a data oficial da imigração foi fixada no dia 25 de julho.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro