Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dengue SC

Crescimento no estoque de empregos eleva Palhoça à posição de destaque em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/02/2024 09:52
Prefeitura de Palhoça Índice de variação apresentado pelo município é o quarto melhor do estado em 2023, em comparação com 2022 Índice de variação apresentado pelo município é o quarto melhor do estado em 2023, em comparação com 2022

Palhoça é o quarto município com maior variação positiva no estoque de empregos formais em Santa Catarina entre 2022 e 2023. Os cálculos foram levantados pela Associação Empresarial de Palhoça (Acip), com base nos dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“A matemática nos apresenta uma demonstração inquestionável de que nossos programas de fomento de geração de emprego e renda têm contribuído para atrair investimentos e para manter em franco crescimento o nosso estoque de vagas formais de trabalho. Isso mostra que estamos na direção certa, atuando com celeridade e dinamismo dentro do serviço público, e o mercado reconhece isso”, comenta o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

O resultado geral de Palhoça alcançou uma variação positiva de 6,09% no estoque, fechando 2023 com 53.263 empregos formais registrados – em 2022, o município fechou o ano com 50.206 posições preenchidas com carteira assinada.

No cálculo entre números absolutos de contratações e demissões, Palhoça apresentou, em 2023, um saldo positivo de 3.057 novos empregos, com 40.753 admissões e 37.696 desligamentos.

Segundo a análise da Acip, o setor de serviços foi o que mais contribuiu para este resultado, com 11,1% das vagas, seguido pelos setores da construção civil (6,55%) e do comércio (3,01%).

Com esse resultado, Palhoça aparece no “top5” catarinense, na companhia de quatro cidades localizadas nas proximidades do Porto de Itajaí, um importante centro de escoamento de produção – o que faz com que a região se torne atraente para investimentos: Navegantes (variação de 9,65%), Itapema (6,91%), Camboriú (6,47%) e Itajaí (5,97%).

Os principais vizinhos da Grande Florianópolis aparecem na 10ª posição, com São José (2,51% de crescimento no estoque), e na 14ª posição, com Florianópolis (1,83%).

“Nossos projetos de fomento à geração de emprego, como o Qualifica Palhoça e o Emprega Palhoça, que fazem parte do programa Palhoça Mais Oportunidades, têm se mostrado ferramentas eficazes para ajudar a promover o casamento entre as necessidades do mercado e a disponibilidade de mão de obra, e isso tem feito a diferença”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.

Para o presidente da Acip, Rodrigo Rocha, este é um resultado especialmente importante, porque traduz em dados consolidados o processo de crescimento pelo qual Palhoça vem passando nos últimos anos. “A geração de vagas de trabalho é a base do desenvolvimento. O que tem por trás de cada vaga são empreendedores investindo na cidade e famílias integradas ao contexto do consumo, movimentando com consistência a economia da região. A Acip acompanha de perto a evolução deste processo e trabalha para integrar os empreendedores locais, gerando novas oportunidades de negócios e tornando o ambiente empresarial cada vez mais próspero”, afirmou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro