Por volta das 14h40 deste sábado (10), o 6° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Seara, foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio em um silo de secagem de milho localizado às margens da SC-155, em Xavantina, no Oeste catarinense.
Ao chegarem ao local, as equipes de bombeiros se depararam com um silo de estrutura metálica com fumaça saindo dos exaustores.
O encarregado informou que o incêndio teve início devido à falha em um dos exaustores durante o processo de secagem dos grãos, o que resultou na perda de controle da temperatura do silo.
Estimou-se que havia cerca de 30 toneladas de milho no interior do silo.
Para auxiliar no combate ao incêndio, foi solicitado ao encarregado que desligasse a chave geral de energia do local.
As chamas eram visíveis através de uma portinhola na base do silo, o que indicava a gravidade da situação.
As equipes de bombeiros montaram duas linhas de ataque, uma na base e outra no telhado, onde uma janela foi aberta com o uso de uma serra sabre para visualizar o interior do silo.
O combate às chamas foi dificultado devido à estrutura do silo, o que tornava complicado molhar o material combustível.
Após controlarem as chamas, iniciou-se o processo de escoamento dos grãos, que por sua vez reiniciava focos de incêndio.
O principal objetivo passou a ser a remoção do material carbonizado.
Com o auxílio de varas de madeira e vergalhões, os bombeiros conseguiram realizar o escoamento dos grãos e do material incendiado.
O combate intercalou-se entre o controle direto das chamas e o escoamento dos grãos, perdurando por cerca de 10 horas e consumindo aproximadamente 15 mil litros de água, parte fornecida pelo caminhão pipa do município.
Apesar da complexidade da operação, não foram registrados feridos.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro