Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputados debatem sobre combate à obesidade e viagem aos Emirados Árabes

Rodolfo Espínola/Agência AL Na Assembleia Legislativa, representantes do PDT discutiram o combate à obesidade, enquanto membros do MDB falaram sobre o sucesso da viagem da comitiva catarinense aos Emirados Árabes Na Assembleia Legislativa, representantes do PDT discutiram o combate à obesidade, enquanto membros do MDB falaram sobre o sucesso da viagem da comitiva catarinense aos Emirados Árabes

Representante do PDT defendeu o combate à obesidade, enquanto membro do MDB falou sobre o sucesso da viagem da comitiva catarinense aos Emirados Árabes durante a sessão de quarta-feira (28) da Assembleia Legislativa.

“Fui a Rio das Antas visitar o menino Denis, que tem uma síndrome rara e está com 290 quilos. Abordo o assunto para ligar um alerta sobre o aumento dos índices de obesidade em crianças, adolescentes e adultos. Defendo que se crie o estatuto da obesidade para que os obesos tenham atendimento nos órgãos públicos e privados”, informou Jana Guedes (PDT).

A deputada reivindicou do Executivo ações de prevenção à obesidade, além de tratamento médico e inserção dos obesos no mercado de trabalho, repressão ao bullying e fornecimento de medicamentos de uso contínuo.

Já o deputado Lunelli (MDB) fez um relato sucinto da viagem da comitiva catarinense, incluindo parlamentares, entre eles o presidente Mauro de Nadal (MDB), aos Emirados Árabes.

Segundo o parlamentar, os catarinenses foram recebidos por autoridades locais, investidores e diretores de universidades. Os assuntos tratados versaram sobre as potencialidades econômicas e turísticas do estado, além de apresentação aos árabes de projetos de infraestrutura, como portos, aeroportos, ferrovias e rodovias.

“Eles têm interesse em administrar o porto de Itajaí, mas temem a insegurança jurídica no país”, relatou Lunelli, que também ressaltou projetos de cooperação entre universidades árabes e o Sistema Acafe.

VIDEIRA, 80 ANOS

Jana Guedes lembrou na tribuna que na próxima sexta-feira (1º) Videira completará 80 anos de fundação.

“Videira foi fundada por gente aguerrida que chegou para construir a história da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul, separando as vilas de Perdizes e Vitória”, afirmou a deputada.

Jana observou que o município foi colonizado pelos descendentes de italianos e alemães e recebeu o nome de Videira em homenagem à parreira da uva.

“Videira foi o berço da Perdigão, atual BRF, uma das maiores empresas de alimento do mundo; é quarta maior cidade em movimento econômico do agronegócio, gerando em 2023 mais de R$ 1 bi em nota de produtor rural. Quero parabenizar o município e o povo de Videira, que faz desta terra um polo de oportunidades”, discursou a deputada.

MORANGO NA MERENDA ESCOLAR

Padre Pedro Baldissera (PT) divulgou projeto de sua autoria, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que inclui o morango na merenda escolar.

“É um alimento de baixa caloria, rico em vitamina C, A, E, B5, B6, além de minerais como o cálcio, ferro, potássio, selênio e magnésio. Também é fonte de flavonoides, atuando como antioxidante e anti-inflamatório”, justificou Padre Pedro, que ressaltou o fato de o morango ser cultivado pela agricultura familiar.

UNIDADE DA ESQUERDA

Marquito (Psol) aproveitou o tempo destinado ao Psol para defender a união das chamadas esquerdas nas eleições para prefeitos, vices e vereadores deste ano. De acordo com o parlamentar, a aliança entre partidos de esquerda está consolidada em Garopaba, Penha, Joinville, Palhoça e São José.

NOVO ACESSO A PORTO BELO E BOMBINHAS

Emerson Stein (MDB) comemorou a publicação no Diário Oficial (DOE) da autorização para a elaboração de projeto para o novo acesso aos municípios de Porto Belo e Bombinhas, na Costa Esmeralda.

“Foi publicado ontem no Diário Oficial R$ 1,3 mi para elaboração de projeto de mobilidade viária de Porto Belo e Bombinhas. Será uma nova entrada, um novo acesso a Bombinhas, não se está rasgando dinheiro, não é algo feito meia-boca para prejudicar os turistas. O município de Porto Belo abrirá o edital e lançará a licitação e daí sim teremos o valor da obra”, anunciou Stein.

40 ANOS DO MST

Massocco (PL) criticou decisão do Congresso Nacional de realizar nesta quarta-feira (28) sessão solene em homenagem aos 40 anos de fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“São 40 anos de terror no campo contra aqueles que geram emprego e renda, que são os nossos agricultores. Essa homenagem afronta todos os homens e mulheres do campo, os verdadeiros responsáveis por alimentar o Brasil e o mundo”, discursou Massocco, que propôs aos deputados federais e senadores a homenagem aos produtores rurais.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro