Close Menu

Busque por Palavra Chave

Comitiva italiana da Associação Nacional Alpini é recepcionada na Alesc

Solon Soares/Agência AL Parlamentares e integrantes da ANA Parlamentares e integrantes da ANA

Uma comitiva da Associação Nacional Alpini (ANA), liderada pelo presidente da entidade, Sebastiano Favero, realizou uma visita protocolar na manhã desta terça-feira (05) ao Parlamento catarinense.

O grupo foi recepcionado, na Sala da presidência, pelo presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB), pelo coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e pelos deputados Marquito (Psol), Lunelli (MDB), Maurício Peixer (PL) e Volnei Weber (MDB). Ainda acompanhando Favero, presentes o vice-presidente da entidade, Gian Mario Gernasoni, bem como os conselheiros nacionais, Alessandro Trovant e Aldo Duiella, juntamente com o diretor do Jornal Alpino, Massimo Cortesi. Participaram também representantes da Polícia Militar, do Exército e da Câmara de Comércio Brasil-Itália em Santa Catarina.

CIDADANIA ITALIANA

O presidente do Parlamento, Mauro De Nadal, destacou a importância da migração italiana para a região Sul do Brasil. O parlamentar, que é descendente de italianos da região do Vêneto, na Itália, destacou que o Legislativo acompanha a implantação, em Santa Catarina, de escritório consular da Itália. "Esse é mais um momento que aproxima Santa Catarina da Itália. Somos um Estado que foi edificado pela força da cultura italiana"

Atualmente, mais de 100 mil catarinenses já possuem dupla cidadania Brasil/Itália, e esse número tende a crescer exponencialmente. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas estejam aguardando a obtenção da cidadania italiana em processos que tramitam no Consulado Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, sediado em Curitiba, sendo metade delas catarinenses. Além disso, especula-se que outras 50 mil pessoas estejam buscando o título diretamente por meio de processos na justiça italiana.

Para o presidente da ANA, Sebastiano Favero, o encontro foi muito significativo em função dos laços que unem Santa Catarina com a Itália. “É um momento que reforça e resgata toda a tradição e os valores que foram trazidos pelos italianos a Santa Catarina.”

TRADIÇÕES E CULTURA

Com mais de 100 mil catarinenses com nacionalidade italiana, a identificação de Santa Catarina com a Itália é denotada em suas tradições e cultura, avaliou o coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, deputado Vicente Caropreso.

“Santa Catarina é o estado brasileiro com mais descendentes italianos. Por isso, o nosso desafio de implantar o idioma italiano na rede de ensino regular ”, pontuou, destacando que o Parlamento já está elaborando a programação dos 150 anos da imigração italiana, celebrado em 4 de junho de 2025.

“É uma grande honra receber essa comitiva da ANA em Santa Catarina. A entidade centenária é reconhecida por suas ações no socorro de vítimas de desastres naturais. Sou testemunha do trabalho realizado por essa entidade”, disse.

Para o parlamentar, o trabalho do grupo representa muito mais do que uma força militar. “Quando estão na reserva, a ANA poderia servir de exemplo para vários países. Com 350 mil alpinos distribuídos pelo mundo realizando um trabalho humanitário.”

TRABALHO HUMANITÁRIO

Fundada em 1919 por ex-combatentes da primeira guerra mundial, a ANA registrou em 2022 mais de 320 mil membros, com 80 Seções na Itália e 30 nas diversas nações do mundo, incluindo o Brasil, na cidade catarinense de Urussanga.

Os alpini são as tropas de montanha do exército italiano e integram também tropas ativas na ONU e na Otan. Quando entram para a reserva, atuam no socorro em calamidades naturais, atendimento a povos carentes e assistência médica com hospitais de campo. Na época da pandemia, por exemplo, a ANA foi a única entidade que instalou um hospital de campo na cidade de Milão.

Nesta quarta-feira (06) o grupo segue para a Argentina, com agenda em Rosário e Buenos Aires.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro