Lê Notícias - Polícia - Polícia Civil de Xaxim identifica autores...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Polícia Civil de Xaxim identifica autores de furto em conta bancária de idosa

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/03/2024 09:51 - Atualizado em 12/03/2024 09:53

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Polícia Civil de Xaxim, concluiu o inquérito policial instaurado para apurar a subtração de R$ 27 mil, por meio de transações via PIX, da conta bancária de uma idosa, de 88 anos, em diversos dias do mês de março de 2023.

Ao constar a retirada dos valores não autorizados de sua conta corrente, a vítima ajuizou uma ação contra a Caixa Econômica Federal, que demonstrou terem sido as transações efetivadas com a sua própria senha pessoal.

Desse modo, a Polícia Civil foi cientificada dos fatos e passou a investigar o caso.

Em análise aos dados bancários, foi possível a descoberta de que os beneficiários das transações seriam o neto da vítima, bem como a sogra deste, de 30 e 59 anos de idade, respectivamente.

Verificou-se que os suspeitos, abusando da confiança que a vítima lhes depositava e tendo a ciência de sua senha pessoal, mas sem a sua autorização, passaram a efetuar retiradas de sua conta corrente, resultando-lhe o prejuízo total de R$ 27 mil.

Interrogados na Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, os alegaram que a subtração do valor monetário da conta bancária da vítima é oriunda da ação de hackers.

De toda forma, os suspeitos optaram por ressarcir o prejuízo à vítima, apresentando a documentação comprovatória.

Assim, embora tenha havido a reparação do dano por ato voluntário da suspeitos, o que, segundo o Código Penal, caracteriza o “arrependimento posterior”, ambos foram indiciados pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança e pelo concurso de pessoas, com pena prevista de dois anos e oito meses, ao passo que, diante da ausência dos requisitos para a decretação da prisão preventiva, respondem em liberdade.

Destaca-se que o neto da vítima, porém, pelo parentesco, conquanto tenha sido indiciado, está isento de pena, haja vista a escusa absolutória prevista no Código Penal.

O inquérito policial, que documenta todas as diligências realizadas pela Polícia Civil, foi devidamente concluído e encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as demais providências cabíveis no âmbito da persecução penal.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro