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Porto de Imbituba movimenta mais de 830 mil toneladas

Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba Porto de Imbituba bate recorde histórico em março com 834.151 toneladas de cargas, liderado por exportações de trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal Porto de Imbituba bate recorde histórico em março com 834.151 toneladas de cargas, liderado por exportações de trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal

O Porto de Imbituba terminou o mês de março comemorando um novo recorde histórico com a operação de 834.151 mil toneladas de cargas, um crescimento de 18% se comparado ao mesmo mês de 2023 (710.346 mil toneladas) e de 9% em relação ao mês de abril do último ano (767.772 mil toneladas), quando foi registrado o recorde anterior em movimentação de cargas. Em março, houve 26 atracações, resultando em uma média de 32 mil toneladas por navio ancorado.

As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo Porto, movimentando mais de 541,9 mil toneladas, aumento de mais de 11% em relação a fevereiro (488,2 mil toneladas). Dentre todos os embarques e desembarques, os maiores volumes operados foram de trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal.

“Santa Catarina é um estado que não para de produzir e produz muito pra todo o mundo. Precisamos de uma infraestrutura que acompanhe essa produção. E por isso investimos tanto no setor logístico. Quando assumi o governo, criei a pasta de Porto, Aeroporto e Ferrovias por entender que o estado tem esta necessidade e que nós podemos elevar ainda mais a nossa competitividade”, ressalta o governador Jorginho Mello.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, os números seguem confirmando o crescimento no desempenho do Porto. “O cenário positivo aliado ao bom trabalho de gestão do porto tem proporcionado estes bons resultados, que só contribuem para a economia catarinense”, afirma Martins.

“O Porto de Imbituba vem se consolidando como uma alternativa logística competitiva e eficiente, possuímos condições naturais favoráveis e uma proximidade à BR-101 que nos diferencia de outros portos”, destaca o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.

O diretor de Infraestrutura e Operações do Porto, José João Tavares, explica que o aumento dessa movimentação foi fortemente influenciado pelos incrementos nos volumes de trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal.

“Este é um resultado que marca um momento de evolução para o Porto de Imbituba. Os números expressam todo um trabalho coletivo que vem contribuindo para o desempenho do Porto de Imbituba e da cidade de Imbituba”, garante Cássia Reis, gerente do Departamento de Operações Portuárias da SCPAR Porto de Imbituba.

Em 2024, a liderança das exportações (60% do total), na movimentação total de cargas, vem acompanhada da significativa alta de 42,4% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado no mesmo mês do último ano. No sentido inverso, as importações garantiram a fatia de 30,4% das operações. Já a cabotagem (navegação em águas brasileiras), representou aproximadamente 11% da movimentação do Porto no mês de março, apresentando um acréscimo de 21,7% na tonelagem de cargas em relação ao mesmo mês de março do ano passado.

PRINCIPAIS CARGAS

As principais cargas transportadas, no mês de março, foram do segmento de granéis sólidos (80% do total) e no ranking geral de movimentação, aparecem no topo: trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo e sal. Concluem a relação ainda: cevada, toras de madeira e hulha betuminosa, dentre outros gêneros de produtos.

Segue em destaque, o prosseguimento do embarque de 385 toneladas de componentes do projeto de geração de energia eólica, em desenvolvimento no estado do Ceará.

Segundo dados do Governo Federal, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram aproximadamente 470 milhões de dólares entre janeiro e março de 2024.

Assim, em 2024, a Autoridade Portuária prevê um aumento de mais de 8,5 milhões de toneladas em movimentação de cargas. Junto a isso e como parte do Planejamento Estratégico da SCPar Porto de Imbituba, 2024 prevê investimentos de aproximadamente 100 milhões em obras e tecnologias, com destaque para o aumento da sinergia e da busca pela efetividade da relação porto-cidade.


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