Lê Notícias - Região - Programa seleciona soluções inovadoras para...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Programa seleciona soluções inovadoras para sustentabilidade das florestas tropicais

Arquivo Inventário Florístico Florestal de SC/IFFSC O treinamento é uma parceria entre o Instituto Interamericano de Pesquisa em Mudanças Globais e a Fapesc O treinamento é uma parceria entre o Instituto Interamericano de Pesquisa em Mudanças Globais e a Fapesc

Visando aumentar a capacidade de profissionais e instituições de aplicar abordagens transdisciplinares no enfrentamento de desafios de mudanças globais, o IAI (Instituto Interamericano de Pesquisa em Mudanças Globais), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), abre inscrições para o programa de treinamento Florestas Tropicais nas Américas: Abordagens Transdisciplinares para Ambientes em Mudança.

O programa se propõe a desenvolver pesquisadores, formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil e líderes comunitários em competências de ciência-política, comunicação e envolvimento com stakeholders (partes interessadas) no que diz respeito à sustentabilidade das florestas tropicais das Américas. Equipes transdisciplinares constituídas por acadêmicos e não acadêmicos, proficientes em inglês ou espanhol, são bem-vindas desde que sejam cidadãos de um dos países membros do IAI, como é o caso do Brasil através da parceria do IAI com a Fapesc. Candidatos envolvidos diretamente com as demandas de comunidades, especialmente de povos indígenas e outras populações tradicionais, dependentes destes ecossistemas serão priorizadas.

As inscrições do edital estão abertas até 20 de maio de 2024 e para se inscrever, acesse o edital no site do IAI e preencha o formulário de interesse.

Este edital está dividido em diferentes áreas temáticas que visam produzir soluções inovadoras para desafios relacionados a: 1) Desmatamento, desenvolvimento sustentável e economia liderada localmente; 2) Função do ecossistema, conectividade e mudanças climáticas; 3) Justiça e governança ambiental.

Dividido em duas fases, o treinamento oferecerá um curso online gratuito com módulos assíncronos e sessões síncronas ao vivo, em inglês e espanhol (intérprete). Na primeira fase, serão abordados temas como desenvolvimento de colaborações transdisciplinares, redação de projetos de pesquisa e metodologias de pesquisa participativa. Após a conclusão, os participantes receberão um certificado emitido pelo IAI.

Durante a segunda fase serão selecionados até cinco projetos para receber apoio financeiro do IAI e da Fapesc. As equipes dos projetos selecionados receberão orientação e assistência de networking do IAI.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Câmara Floripa
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro