A atleta da bocha paralímpica, Beatriz Marta das Chagas, foi novamente convocada para a seleção brasileira da modalidade. Inicialmente, a paratleta irá participar de um período de treinamentos com a equipe principal nacional visando a participação na São Paulo Boccia Cup, que será realizada no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, entre 22 de maio a 07 de junho.
Beatriz, natural de Florianópolis, é atleta da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), contemplada pelo programa Bolsa Atleta, e conta com um expressivo currículo na bocha paralímpica. No ano de 2023, a atleta levou o nome de Santa Catarina mundo a fora participando de diversas competições internacionais na América do Sul e o ponto máximo que foi a participação no campeonato mundial de jovens em Portugal.
Em seu currículo nas competições estaduais realizadas pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), a talentosa representante da bocha paralímpica catarinense, já marcou presença em algumas edições dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina.
De acordo com a professora e técnica da equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial, Fabíola Spader, Beatriz integra a equipe da instituição há cerca de cinco anos aperfeiçoando seus treinamentos junto aos demais atletas da modalidade. As convocações para a seleção são fruto de sua dedicação diária.
“A Beatriz além de talentosa é muito dedicada. No ano passado teve um excelente momento na bocha paralímpíca podendo agregar crescimento a sua carreira em diversos eventos internacionais. Agora em 2024, ela segue sendo convocada novamente para a seleção brasileira principal. Isso é fruto de toda a dedicação e comprometimento dela, assim como de todos os profissionais aqui da FCEE que trabalham junto nessa caminhada dentro do paradesporto”, explica Fabíola.
No período de treinamentos com a seleção brasileira, Beatriz estará acompanhada por Francielli de Rezende, assistente esportiva que foi convocada pela seleção brasileira principal para compor o elenco. Esta é a quinta vez que Francielli é convocada para ser assistente esportiva da Seleção.
Beatriz Chagas possui paralisia cerebral e é natural de Florianópolis, treina no Centro de Educação Física e Cultura da FCEE, em São José, desde 2018. Logo nos primeiros anos participando de competições oficiais, a competidora já se destacou vencendo títulos internacionais e mostra através de seus resultados recentes que futuro é muito promissor.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro