O agronegócio catarinense segue unido para aliviar o sofrimento das pessoas e animais afetados pelas enchentes que devastaram vários municípios do Rio Grande do Sul. Desde maio, 28 carretas com feno e pré-secado seguiram ao estado gaúcho para nutrir o rebanho. A iniciativa faz parte de uma campanha da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) que mobilizou os 92 Sindicatos Rurais catarinenses para diminuir o sofrimento animal e impedir o agravamento da crise que afeta o estado.
“O engajamento dos Sindicatos Rurais oportunizou obter volume expressivo de recursos para o pagamento do frete aos transportadores responsáveis por entregar o feno e demais materiais doados pelos catarinenses aos produtores do Rio Grande do Sul”, ressalta o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.
Na última semana, a segunda carreta carregada com pré-secado, organizada pelos produtores do extremo-oeste catarinense, saiu com destino ao Sindicato Rural de Soledade que encaminhará os itens aos locais mais necessitados. A carga contempla 44 bolas de pré-secado para alimentar bois, vacas e cavalos afetados pela tragédia climática.
O supervisor técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Fernando Schneider, e a supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, estiveram no local no momento da saída da carreta e destacaram o envolvimento do setor produtivo na ação. “Em conversa com os produtores, eles afirmam que a previsão é doar mais duas cargas com a mesma proporção de bolas”, frisa Fernando.
Dos municípios de Itaiópolis, Três Barras e Canoinhas, no norte, cinco carretas transportaram 191 bolas de pré-secado, 50 sacos de silagem e dois sacos de ração. Uma camionete levou medicamentos (soros glicosados, soros cálcio, antitóxicos, 50 soros polivitamínicos, 50 litros de alcalino para ordenha, 50 litros de pós-dipping e roupas). Os itens foram destinados aos municípios de Arroio do Meio e Travesseiro.
De acordo com a supervisora técnica da ATeG no norte, Taiane Plautz Pscheidt, os pré-secados foram entregues ao produtor rural Mathias Henz, que organizou a distribuição para outros 12 produtores. Ela afirma, ainda, que quatro cargas de bolas de pré-secado foram doadas por produtores de Itaiópolis e Três Barras e o quinto carregamento foi cedido pelo público rural de Irineópolis, Porto União e Canoinhas. Os medicamentos e os produtos para ordenha foram adquiridos com doações em dinheiro de produtores de Mafra, São Bento do Sul, Campo Alegre e Joinville.
O movimento tem o apoio dos supervisores regionais do Senar/SC e equipes técnicas do Programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) que, ao lado dos Sindicatos Rurais, buscam doações de alimentos para o gado bovino junto aos produtores rurais. Os caminhões são disponibilizados por empresários parceiros e o custo do transporte é coberto com o aporte de dinheiro dos próprios Sindicatos Rurais de SC.
A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacam o engajamento de toda a equipe técnica do programa nas ações de apoio ao Rio Grande do Sul. Os produtores que tiverem interesse em ajudar podem entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região ou com as equipes do Sistema Faesc/Senar e ATeG.
Além das doações para os animais, a Faesc enviou ao RS carretas carregadas com leite longa vida e maçãs – “dois alimentos para consumo imediato que não exigem preparo prévio”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro