Valorização. Este é o sentimento do senhor cabo da Polícia Militar (PM), Gilnei Bini Rocha, 35 anos, que, nesta quarta-feira (16), recebeu a moção de reconhecimento por atos de Bravura da Câmara Municipal de Chapecó, junto ao senhor cabo da PM, Everton Plinio Basei da Silva, ao evitar uma tentativa de feminicídio e homicídio.
Acadêmico do sexto semestre do curso de Direito da Uceff, Gilnei trabalha na Polícia Militar há 12 anos em Chapecó. Receber este reconhecimento por ações prestadas à comunidade foi uma surpresa, segundo o policial militar.
“Não imaginava que teria o tamanho reconhecimento, fiquei muito feliz, pois é ótimo ser reconhecido pelo trabalho que prestamos”, complementa.
ENTENDA O CASO
O dia 07 de setembro foi um dia atípico na rotina do cabo da Polícia Militar e seus colegas. Por ser um feriado nacional, Gilnei explica que estavam com menos viaturas em serviço. “Estávamos cumprindo um mandado de prisão no momento da ocorrência de incêndio. Foi quando o colega Cb Basei pediu apoio para ocorrência de incêndio, como era próximo da penitenciária nós conseguimos chegar rapidamente ao local e prestar esse apoio”, complementa.
Ao chegar no local, Gilnei se deparou com três casas pegando fogo. Em seguida, começou a busca por ajudar a salvar vidas. “Faria tudo de novo se precisasse, mas talvez tomaria um pouco mais de cautela, pois enquanto algumas pessoas estavam saindo e correndo, nós estávamos entrando em meio ao fogo e à fumaça para evitar que o mal maior acontecesse”, lembra o cabo da PM.
Para evitar danos à vida, Bini e o cabo Basei entraram nas casas em chamas. “No momento, eu acredito que a gente nem pensa muito, só age, vira uma reação automática de instinto de sobrevivência”, explica.
Após finalizar o chamado, Gilnei lembra que após o fim do chamado, precisou de atendimentos médicos, por inalar muita fumaça. “Acabei passando mal devido à inalação da fumaça é aí que bate um sino na consciência, que nos traz à realidade nos mostrando que não somos imortais, somos feitos de carne e osso como todos, mas às vezes esquecemos disso”, salienta.
MOÇÃO DE BRAVURA
Bini salienta que todos os dias, centenas de policiais saem às ruas, arriscando suas vidas em prol da sociedade. “Mas, às vezes, algumas ocorrências tomam proporções maiores, que acabam ganhando mais destaque. Acredito que cada um faz aquilo que Deus colocou para fazer. Estar naquele momento exato, no lugar de uma ocorrência de tal relevância, acredito que somente porque era para eu estar lá com meu colega ajudando aquelas pessoas”, lembra o policial.
A moção de reconhecimento por Atos de Bravura da Câmara Municipal de Chapecó traz um sentimento importante para os policiais: a valorização. “Sinto-me valorizado! Às vezes, é importante para um policial ser reconhecido pelo trabalho que presta à sociedade”, finaliza.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro