No sábado (07), o projeto Sementes da Comunidade – 3ª Edição reuniu cerca de 100 alunos e seus familiares na sala de cinema do Centro Profissionalizante de Xaxim para a cerimônia de formatura do curso de capoeira.
Promovido pelo Departamento de Cultura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e pela Escola de Arte e Cultura Comunidade Brasil, o evento contou com a participação de alunos do município de Lajeado Grande, inscritos no curso Cultura e Arte realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além da entrega das graduações, o evento reafirmou o compromisso com a valorização cultural e o desenvolvimento das crianças e jovens envolvidos na capoeira.
O curso vinculado ao Departamento de Cultura também incluiu intervenções pedagógicas realizadas em escolas municipais e estaduais, promovendo a capoeira e a cultura popular como ferramentas educacionais e inclusivas.
Durante a formatura, além da tradicional roda de capoeira, houve apresentações culturais e a participação de mestres e professores renomados, reforçando os laços comunitários e a conexão entre gerações.
A iniciativa disseminou saberes ancestrais e a história afro-brasileira em conformidade com as Leis 10.639/2003 e 12.288/2010, destacando a capoeira como direito cultural e educacional. Contemplado pelo Edital de Chamamento Público para Fomento às Ações Culturais nº 01/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), em Xaxim, o projeto reafirmou a importância de descentralizar ações culturais na região Oeste Catarinense.
Segundo o produtor cultural Guilherme Coveseviski, organizador do evento, “foi uma celebração de conquistas e um incentivo para que os alunos continuem a trilhar seu caminho na capoeira, valorizando suas raízes e identidade cultural", ressaltou
A 3ª edição do Sementes da Comunidade deixou um legado cultural e social para as comunidades de Xaxim e Lajeado Grande, destacando a capoeira como uma poderosa ferramenta de transformação social e preservação das tradições afro-brasileiras.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro