Conscientizar e prevenir a respeito da enfermidade Herpes – Zóster é a proposta do PL 246/2024, de autoria do deputado Altair Silva (PP), que foi aprovada na última reunião do ano da Comissão de Saúde, na manhã desta quarta-feira (18), no Parlamento.
A relatoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) emitiu parecer favorável a matéria que pretende instituir em Santa Catarina uma campanha permanente de conscientização sobre a Herpes-Zóster, objetivando uma ampla divulgação dos sintomas e características da doença, bem como suas causas, medidas preventivas e tratamentos.
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerentologia informam que 98% da população tem o varicela-zóster (VVZ), o mesmo vírus que provoca a catapora. O VVZ é um herpesvírus tipo 3 que fica latente no organismo durante toda a vida da pessoa. A herpes zoster, também conhecida como cobreiro, é uma infecção viral que ocorre quando o vírus é reativado e se desloca até a pele, provocando ulcerações dolorosas. A doença é mais comum em idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. A matéria está pronta para ser votada em Plenário.
Ainda outros dois projetos e um requerimento foram deliberados pelo Colegiado.
VIDA EM MOVIMENTO
De autoria do deputado Oscar Gutz (PL), foi acatado o parecer favorável do relator Dr. Vicente Caropreso ao PL 183/2023, que pretende criar em Santa Catarina o programa "Vida em Movimento". De acordo com o autor, a ideia é instituir uma coleta móvel periódica de sangue em todas as regiões do Estado.
Por unanimidade, o grupo aceitou o parecer favorável emitido pelo relator Dr. Vicente Caropreso ao PL 400/2024, que presta uma homenagem do governo do Estado ao médico cardiologista Antônio Felipe Simão. De acordo com a matéria,o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina será denominado "Dr. Antonio Felipe Simão".
De autoria do presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta foi acatado por unanimidade a promoção de uma audiência pública para debater e encaminhar as questões relacionadas ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.
AVALIAÇÃO
Em uma rápida avaliação, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta afirmou que o ano de 2024 foi desafiador mas de conquistas para o setor. “ A Comissão cumpriu com o seu propósito e com o seu compromisso de efetivar avanços para a saúde dos catarinenses”, pontuou. “ Temos muitos desafios e vamos continuar lutando para as melhorias da rede pública de saúde de nosso estado”, finalizou.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro