Na noite desta quinta-feira (09), por volta das 22h40, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 30º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, foi acionada para atender uma ocorrência de perturbação do trabalho ou sossego alheios na rua dos Pinhais, bairro Bortolon, em Xanxerê, no Oeste catarinense.
Ao chegar ao local, a guarnição encontrou quatro homens visivelmente embriagados, que demonstraram comportamento agressivo.
Dois deles, ao receberem ordens para cessar o barulho, responderam de forma desafiadora e partiram para cima dos policiais, exigindo o uso da tonfa para conter as agressões. Mesmo assim, os homens continuaram a investir contra os policiais, atirando tijolos.
Diante da escalada da violência, foi necessário o uso de armamento menos letal, com disparos de munição de elastômero (balas de borracha).
No entanto, os indivíduos persistiram nas agressões. Durante o confronto, um dos policiais foi atingido por tijolos na cabeça e no olho esquerdo, resultando na necessidade de uso de força letal, com dois disparos contra um dos agressores, um homem de 27 anos.
Com a chegada de reforços, houve dificuldades para conter o outro envolvido. O policial ferido foi encaminhado ao hospital, medicado e liberado durante a madrugada.
O agressor atingido foi socorrido, mas faleceu durante o atendimento hospitalar. Ele já tinha um termo circunstanciado por desobediência, resistência e desacato.
Outro homem envolvido, também de 27 anos, foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro