Em sua 4ª fase, a Operação Sodalitas Finis conta com 423 agentes de segurança pública para o cumprimento 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação em Santa Catarina.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Departamento de Investigações Criminais de Chapecó e sua Delegacia de Polícia de Combate às Drogas (Decod), deflagraram, na manhã de hoje (06), a 4ª fase da Operação Sodalitas Finis.
A operação objetiva o cumprimento 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó, após representação da Polícia Civil e requerimento da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó.
Essa nova fase da operação é resultado da unificação de investigações conduzidas pela PCSC e pelo MPSC, que contou com o compartilhamento de dados e cruzamento de informações por ambas as instituições, resultando no fortalecimento das estratégias investigativas e em novas ações de repressão às atividades ilícitas do grupo criminoso.
A operação conta com a participação de 423 agentes de segurança pública, que estão nas ruas e em unidades prisionais cumprindo as ordens judiciais.
A equipe formada para o cumprimento das ordens judiciais conta com a participação do Ministério Público de Santa Catarina, de policiais do Gaeco de Santa Catarina e do Paraná, de Policiais Civis, Militares e da Polícia Penal de Santa Catarina, de Bombeiros Militares de Santa Catarina, de Guardas Municipais de Chapecó e de Policiais Civis do Paraná e Rio Grande do Sul.
Além disso, 11 unidades do K9 (cães farejadores – PCSC, PCRS, PCPR, PMSC e GMC), uma aeronave do Saer/Fron da Polícia Civil e 146 viaturas estão sendo utilizadas no cumprimento das diligências.
As diligências estão sendo cumpridas de forma simultânea em Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, em Santa Catarina, e em Cascavel, no Paraná.
A ação também conta com o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI).
Com essa nova ofensiva, o MPSC e a PCSC reforçam o compromisso de combater a criminalidade organizada, garantindo segurança à população e continuidade das investigações para identificar novos envolvidos e desarticulação da estrutura criminosa.
Mais informações sobre os resultados da operação serão divulgadas ao longo do dia. A investigação tramita em sigilo.
RESULTADOS DAS FASES ANTERIORES
Desde a 1ª fase da operação, deflagrada em 22 de agosto de 2023, foram intensificadas as ações de repressão à organização criminosa. As fases subsequentes ocorreram em 9 de fevereiro de 2024 (2ª fase) e 10 de abril de 2024 (3ª fase). Até o final da terceira etapa, 123 pessoas já haviam sido presas em razão da operação “Sodalitas Finis”.
Além das prisões, a ação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro, bem como uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
SODALITAS FINIS
O nome Sodalitas Finis, ou “o fim do grupo” foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.
A Decod é a Delegacia de Polícia de Combate às Drogas de Chapecó.
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro